Vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, o deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), apoiou a fala do presidente contra a decisão do Banco Central (BC) de manter, pela quinta vez consecutiva, a taxa de juros em 13,75%.

Para Renildo, não há atividade econômica que permita uma remuneração tão alta capaz de pagar 13,75% de juros e ainda se buscar lucro.

“Essa alta taxa de juros é um impedimento a novos investimentos, à geração de novos empregos e novas oportunidades para as pessoas. O Brasil tem a mais alta taxa de juros do mundo”, criticou.

Para ele, nesse atual patamar, a maior taxa do mundo dificulta os investimentos e só favorece quem trabalha na especulação financeira.

O deputado afirmou que essa situação só favorece o mercado financeiro, que não gera emprego, riqueza e não melhora a vida das pessoas.

“É necessário, portanto, uma política econômica que desestimule o investimento no mercado financeiro para estimular o investimento no setor produtivo porque é ele que gera riqueza, trabalho e que melhora a economia e a vida das pessoas”, afirmou.