Depois de Jair Bolsonaro (sem partido) protagonizar mais um episódio de violência contra jornalistas no domingo (23), deputados do PCdoB questionaram se o jornal Folha de S.Paulo publicará um editorial a respeito do comportamento do presidente. A crítica faz referência ao editorial do veículo do último sábado (22), onde o jornal equipara Bolsonaro à ex-presidente Dilma Rousseff.

“Aguardando os editoriais sobre um presidente da República anunciar que tem vontade de encher de porrada a cara de uma repórter”, disse o vice-líder da bancada, deputado Márcio Jerry (MA).

Em crítica ao texto, o deputado afirmou que a reação do jornal era “vergonhosa”. “O título do editorial é um acinte despropositado, uma… digamos no bom português, uma canalhice. A Folha simbolicamente repetiu Bolsonaro na agressão à Dilma quando da votação do impeachment. Que coisa vergonhosa”, definiu o deputado.

O vice-líder da Oposição, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), também comentou o assunto em sua conta no Twitter. “Será que a Folha, mesmo diante de uma ameaça de agressão física feita por Bolsonaro a um repórter, ainda mantém sua esdrúxula e ofensiva comparação entre a honrada Dilma e esse verme?”, questionou.

O editorial em questão, intitulado “Jair Rousseff”, faz uma suposta crítica ao presidente pela administração dos gastos públicos. Nele, a Folha acusa Bolsonaro de “flertar com a elevação sem limites do gasto público” como forma de garantir sua reeleição em 2022. O jornal então afirma que Dilma teria feito o mesmo e que este foi o fator que custou seu segundo mandato.

Em nota, Dilma Rousseff rebateu com números e lembrou outros "erros" graves do jornal.

*Ascom deputado Márcio Jerry