Plenário pode votar MPs e regras de eleição para parlamento do Mercosul

Brasília, sexta-feira, 7 de agosto de 2009 - 16:27      |      Atualizado em: 10 de agosto de 2009

SEMANA DE 10 A 14 DE AGOSTO

Plenário pode votar MPs e regras de eleição para parlamento do Mercosul


Por: Lecio Morais

Além desse projeto eleitoral, há duas Medidas Provisórias bloqueando a pauta das sessões ordinárias. A MP 462, que compensa as perdas dos municípios com o FPM em 2009, e a MP 464, que além de transferir recursos extraordinários aos Estados e municípios cria fundos garantidores de risco de crédito para micro, pequenas e médias empresas.

  

O Projeto das eleições do parlamento do Mercosul tem que vigorar até 3 de outubro próximo para que o pleito aconteça simultaneamente com as eleições gerais de 2010. As regras estabelecidas pelo substitutivo a ser votado se inspiraram no texto do Projeto de Lei 1.210, de 2007, da reforma política, prevendo o voto em lista fechada e o financiamento público de campanha. O PCdoB deve debater em plenário emenda que elimina a figura do quociente eleitoral, única disposição prevista na proposta reforma política de 2007 que não consta do substitutivo.

Poderão ainda ser apreciados, em sessões extraordinárias, a PEC da aposentadoria compulsória dos servidores públicos aos 75 anos e o Projeto de Lei que regulamenta a proposição de ação, no Supremo Tribunal Federal, em arguição de descumprimento de preceito fundamental relativo a pessoas lesadas ou ameaçadas de lesão por ato do Poder Público. Este último projeto regulamenta dispositivo da Emenda 45, referente à reforma judiciária de 2004.

O Plenário debaterá ainda, em Comissão Geral marcada para as 10 horas de terça-feira, a pandemia de influenza A-H1N1.

Nas Comissões

Na terça-feira destaque para dois Seminários: o primeiro, de iniciativa conjunta das Comissões de Segurança Pública; Legislação Participativa e de Direitos Humanos que debatem "O Sistema Carcerário". Entre os palestrantes está o Dr. Gilson Langaro Dipp, Ministro Corregedor do Conselho Nacional de Justiça e Tarso Genro, Ministro da Justiça. O segundo, na Comissão de Ciência e Tecnologia sobre "A participação do Brasil nos tratados internacionais relativos a marcas comerciais. Na abertura, às 9h30, estão previstas as presenças: do Presidente da Câmara, Michel Temer e do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge.

Na quarta-feira à tarde a Comissão que aprecia o Estatuto da Juventude realiza audiência com a presença do Sr. Beto Cury, Secretário Nacional de Juventude. Na mesma tarde, a Comissão da Lei da Anistia aprecia o Relatório Preliminar atualizado.

Ver detalhes dos trabalhos na Pauta da Semana









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com