Urgência à reforma política e compensação de perdas do FPM podem ser apreciadas

Brasília, sexta-feira, 22 de maio de 2009 - 17:57      |      Atualizado em: 25 de maio de 2009

SEMANA DE 25 A 27 DE MAIO

Urgência à reforma política e compensação de perdas do FPM podem ser apreciadas


Por: Geraldo de Morais Rodrigues

Nesta semana poderá ser votada a MP 460, que dispõe sobre tratamento tributário às construtoras nos contratos firmados no âmbito do Programa Minha Casa, minha Vida e também as emendas do Senado à MP 454, que transfere terras da União para Roraima. A urgência para a reforma política também pode ser deliberada.

  

A pauta das sessões ordinárias está trancada por duas medidas provisórias: a MP 454/09, que transfere terras da União ao Estado de Roraima - apreciação das quatro emendas do Senado - e a MP 460, que dispõe sobre tratamento tributário às construtoras nos contratos firmados no âmbito do Programa Minha Casa minha Vida. Nesta última MP, a Bancada do PCdoB tem emenda (nº 25), que  estabelece compensação pela União das perdas de receita sofrida pelos Municípios nas transferências do Fundo de Participação dos Municípios - FMP.

Segundo anunciado pelo Presidente Temer na reunião de líderes da quinta-feira passada, deve ser posto à votação na quarta, dia 27, os requerimentos de urgência para os projetos do Executivo relativos à adoção de lista fechada para eleição proporcional e o do financiamento público de campanhas. Estes foram os primeiros temas dos vários projetos de lei e proposta de emenda à Constituição que tramitam na Câmara sobre a reforma política; no futuro, devem ser discutidas outras questões como inelegibilidade; e fidelidade partidária, compra de voto e cláusula de barreira. Essa votação deverá ser o primeiro teste de plenário da nova iniciativa de reforma política.

Na quarta-feira, às 10 horas, a sessão plenária será transformada em Comissão Geral, para debater os efeitos da crise financeira internacional sobre a economia brasileira.

A pauta para sessões extraordinárias foi objeto de negociação em reunião de líderes com o Presidente Michel Temer na quinta-feira passada. Várias matérias importantes poderão ser votadas nessas sessões. Entre elas, as PECs da revitalização do São Francisco; a da reforma remanescente do Judiciário; a da Desvinculação de Receitas para desenvolvimento do ensino; e do fim do foro privilegiado para os agentes políticos de todos os Poderes.

Na quinta-feira, como tem sido a praxe, os líderes voltam a se reunir para discutir a pauta semana.

Nas comissões

Os trabalhos nas comissões serão intensos. Na terça-feira à tarde destaque para duas audiências públicas nas Comissões: de Relações Exteriores, sobre acordos bilaterais entre Brasil e Japão, nas áreas de educação e previdência, com a presença dos Ministros Celso Amorim, das Relações Exteriores; Fernando Haddad, da Educação; Jacques Wagner, do Trabalho; e José Pimentel, da Previdência; de Finanças e Tributação conjunta com as Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Seguridade Social que recebem o Ministro da Previdência José Pimentel, para debater o tema: Microempreendedor Individual.

Na quarta-feira a Comissão especial que aprecia o PL 1.610/96 - Exploração Recursos Terras Indígenas aprecia o parecer do Relator, Deputado Eduardo Valverde. Já a Comissão de Finanças e Tributação em conjunta com as Comissões de Orçamento, de Desenvolvimento Econômico, e de Fiscalização Financeira recebem o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles para Avaliação do cumprimento dos objetivos e metas das políticas monetária, creditícia e cambial.

Três importantes audiências serão realizadas nas Comissões na quinta-feira: de Defesa do Consumidor debate o PL 4.571/2008, que regula a cobrança de meia entrada, com a presença do Ministro da Cultura, João Luiz S. Ferreira e dos Presidentes da OAB; da UNE e da UBES. A de Fiscalização Financeira discute PFC com a presença do Ministro da Secretaria Especial de Portos; e a de Relações Exteriores debate a extinção do Comitê Temático de Defesa. Com Sérgio Machado Rezende, Ministro de Ciência e Tecnologia e Nelson Jobim, Ministro da Defesa.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com