Plenário terá votações importantes esta semana

Brasília, sexta-feira, 15 de maio de 2009 - 16:14      |      Atualizado em: 18 de maio de 2009

SEMANA DE 18 A 22 DE MAIO

Plenário terá votações importantes esta semana

A MP 459, do programa “Minha Casa, Minha Vida” e o projeto do Cadastro Positivo devem ser apreciados. Várias outras matérias importantes também podem ser votadas em sessões extraordinárias. Na quinta-feira, importante reunião de líderes discutirá a votação das reformas política e tributária.

  
A pauta das sessões ordinárias está trancada pela MP 459, do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida". Esta MP que trata de um dos principais programas do Governo Lula começará a ser apreciada na terça-feira à tarde. É possível que sua votação se estenda até a quarta-feira. Em  sessão extraordinária pode ser apreciada também  uma pauta com importantes matérias, sendo três Projetos de Lei Complementar e cinco Propostas de Emenda à Constituição. Mas a primeira proposição a ser votada será o projeto que cria o chamado Cadastro Positivo, com o voto contrário do PCdoB.

A pauta para sessões extraordinárias foi objeto de negociação em reunião de líderes com o Presidente Michel Temer na quinta-feira passada. Entre as matérias mais importantes destacam-se os Projetos de Lei Complementar que cria o chamado "FPE Verde", que beneficia os Estados com grandes áreas indígenas ou de proteção ambiental e o que estabelece normas para a cooperação entre a União e os entes federados quanto à competência comum de fiscalização ambiental. Outras proposições importantes são as PECs que alteram normas judiciárias, matéria que remanesceu da reforma do Judiciário.

Reforma política e tributária

O Presidente Temer reunirá o Colégio de Líderes na quinta-feira, dia 21, pela manhã para debater procedimentos relativos as duas maiores reformas em pauta na Câmara dos Deputados, a política e a tributária. A questão principal será mesmo a reforma política. A idéia será tentar um acordo pelo menos de procedimento entre as bancadas para organizar o dissenso existente nesta reforma, tornando possível marcar um calendário de votação, provavelmente a partir do início de junho próximo.

Devido a esta reunião de líderes na quinta-feira, a previsão é que as votações aconteçam apenas até a quarta-feira à noite.

Nas comissões

Na terça-feira à tarde destaque para audiências públicas de três Comissões: de Orçamento, onde o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, presta esclarecimentos sobre o Projeto da LDO 2010; de Educação que debate a Implantação dos Institutos Federais de Educação com a presença do Ministro Fernando Haddad; e da Crise (Sistema financeiro e Mercado) que tem entre os convidados Germano Rigotto; Paulo Skaf - Fiesp; Armínio Fraga; Mailson da Nóbrega e Pedro Malan.


Na manhã de quarta-feira a Comissão da Amazônia debate "O Plano Amazônia Sustentável Aqüicultura e Pesca" tendo como expositores Altemir Gregolin, Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca e o Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência, Roberto Mangabeira Unger. Já a Comissão de Trabalho recebe o Ministro Carlos Lupi para debater as experiências de Fábricas Ocupadas e Gestão de Trabalhadores.

À tarde, as Comissões Especiais da Crise (Comércio; Indústria e Agricultura), discutem, em audiência conjunta, a evolução e a retenção do crédito. Figuram entre os convidados o Presidente da Caixa Econômica Federal e o Presidente da Febraban; entre outros.

Ver mais detalhes na pauta da semana.








Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com