Venda da Embraer será questionada na Câmara

Brasília, quarta-feira, 12 de junho de 2019 - 16:9

RELAÇÕES EXTERIORES

Venda da Embraer será questionada na Câmara


Por: Marcela Sá

A Força Aérea levanta dúvidas sobre o futuro da Embraer e o que sobrará após a venda da área comercial aos americanos.

Álvaro Portugal/PCdoB na Câmara
Perpétua Almeida durante reunião da Comissão de Relações Exteriores

A Comissão de Relações Exteriores aprovou, nesta quarta-feira (12), requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que solicita audiência pública para debater a venda da empresa Embraer para a Boeing e os impactos na execução dos projetos estratégicos de defesa nacional.

“Precisamos debater qual é o impacto disso na Força Aérea e na soberania nacional. Nossa preocupação é especialmente com os projetos estratégicos de defesa nacional, como a aeronave KC-390, avião para transporte tático/logístico”, afirma.

Enquanto avança o processo de formação da sociedade entre as fabricantes de aviões Boeing e Embraer na aviação comercial, novos detalhes sobre a negociação têm emergido. Em um parecer sigiloso apresentado em dezembro, ao qual a Revista Exame teve acesso, o comando da Aeronáutica diz que a primeira proposta feita pela empresa americana, no final de 2017, previa a aquisição de toda a operação da Embraer. Na ocasião, segundo o documento, o governo avisou que vetaria a compra para preservar seu interesse estratégico na divisão militar, responsável por 8% das receitas da Embraer.

No formato final da transação, aprovada em fevereiro pelos acionistas, a seção de defesa e a de jatos executivos continuam sob controle nacional. Mas a Força Aérea levanta dúvidas sobre o futuro da Embraer e o que sobrará após a venda da área comercial aos americanos. O relatório aponta que a área de desenvolvimento de produtos é atualmente compartilhada entre as unidades e deve ser transferida para a divisão comercial. Isso ameaçaria a competitividade das restantes.

*Com informações da Revista Exame. 









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com