O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) afirmou, nesta quinta-feira (3), que a maior ameaça à Operação Lava Jato não é o Supremo Tribunal Federal (STF), mas os próprios integrantes da força-tarefa baseada em Curitiba. 

“Não é o STF que pode ‘fulminar’ a Lava Jato. Quem a fulminou mortalmente foram os abusos e as ilegalidades da dupla Sergio Moro e Deltan Dallagnol”, disse o parlamentar.

O comentário foi feito após o STF formalizar a decisão de que réus terão direito de defesa após serem alvo de delação. O entendimento foi tomado na última quarta-feira (2) e pode anular condenações por erros da Lava Jato. Os ministros da Suprema Corte discutem ainda quais serão os critérios adotados, além de delimitar o alcance da decisão. A decisão foi questionada por apoiadores do governo de extrema direita de Jair Bolsonaro.

Durante o julgamento, o ministro Gilmar Mendes comentou as mensagens promíscuas de procuradores da Lava Jato publicadas pelo portal The Intercept Brasil. Em referência ao ex-juiz Sergio Moro e ao procurador Deltan Dallagnol, Gilmar afirmou que os processos foram conduzidos por “gangsters”, que usavam prisões provisórias “como instrumento de tortura” para conseguir delações.

Dependendo da decisão do STF, até 90% das condenações da Lava Jato podem ser afetadas, entre elas ao menos uma envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A revelação dos abusos da Lava Jato envergonha aqueles que a defenderam cegamente. Com a desculpa de combater a corrupção cometeram ilegalidades e instrumentalizaram o Ministério Público e a Justiça Federal para fazer a maior armação política da história do Brasil”, completou Márcio Jerry.

*Ascom Márcio Jerry