Após a crise diplomática criada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que lançou ataques contra a China e o sistema 5G da Huawei, o Legislativo deverá criar um grupo de trabalho para fiscalizar a implantação da nova tecnologia no Brasil.

A líder do PCdoB na Câmara, deputada federal Perpétua Almeida (AC), recebeu autorização do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM/RJ), para coordenar esse trabalho.

Segundo informações do jornal Correio Braziliense, o colegiado deverá ter composição de sete a oito parlamentares, que deverão fazer o acompanhamento das negociações em torno do desenvolvimento e implantação da tecnologia no País.

A liderança da Huawei na tecnologia 5G está na base de uma guerra comercial entre China e Estados Unidos, que acusam a gigante de telecomunicações do país asiática de atuar como um instrumento de espionagem do governo chinês.

Perpétua Almeida, que já foi presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, avisa que nesta guerra entre potências o Brasil não pode se comportar defendendo interesses de terceiros e não os seus. Para a deputada, o governo brasileiro precisa ter uma atuação soberana em relação ao tema. 

“Não quero saber o que é melhor para a China ou para os Estados Unidos. Quero saber o que é melhor para o Brasil. Quem lida com relações internacionais sabe que Nações não têm amigos nem inimigos, têm interesses”, afirma a parlamentar.