Parlamentares de diferentes partidos no Congresso Nacional reagiram com indignação às declarações do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), acusando a China de praticar “espionagem” na implantação da tecnologia 5G de telefonia celular. 

O filho de Jair Bolsonaro disse que o Brasil apoia projeto comandado pelos Estados Unidos e “se afasta” da tecnologia chinesa. “O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo de Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu o deputado no Twitter para logo depois apagar sua publicação.

Em tom duro, a Embaixada da China disse que as declarações são inaceitáveis e falou em “consequências negativas” para os brasileiros em casos recorrentes. Lembrou que as transações comerciais entre os dois países representam 35% das exportações brasileiras, o que representou até outubro uma movimentação de US$ 58,459 bilhões.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), as declarações do filho do presidente não têm credibilidade, mas atrapalha as relações comerciais entre os dois países. “Eduardo Bolsonaro não sabe amarrar o cadarço, mas, infelizmente, é filho do atual presidente. O que ele diz, embora não mereça crédito, ecoa. E está trazendo problemas com nosso maior parceiro comercial. Espero que os empresários que apoiaram essas bestas humanas lembrem disso”, criticou.

O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), classificou a fala como deplorável. “Irresponsável e covarde. Esse é o deputado Eduardo Bolsonaro, capacho de Trump. Ele publicou mensagem na qual agrediu indignamente a China. Foi rechaçado à altura e o país ameaçado de sanções de quem responde por 33% das exportações brasileiras”, disse.

“Mais uma irresponsabilidade dessa família de transloucados pode levar nossa economia à falência, caso a China retalie essas acusações criminosas com restrições às nossas exportações para lá”, protestou o líder da Oposição na Casa, deputado André Figueiredo (PDT-CE).

A deputada Fernanda Melchionna (PSol-RS) disse que Eduardo Bolsonaro propagou notícia falsa contra a China. “6,8 milhões de testes que poderão ser perdidos, milhões em recursos autorizados para combate à Covid-19 não gastos, disputa ideológica em torno da vacina, que ameaçam a vida, e agora Eduardo Bolsonaro dispara nova fake news contra a China. A extrema-direita tem que ser derrotada!”, escreveu no Twitter.

Na avaliação do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), Eduardo Bolsonaro pratica a antidiplomacia. “O filho do presidente exercendo a antidiplomacia que tantos prejuízos vem trazendo ao país. Fustigar o maior parceiro comercial do Brasil custa caro. Até porque o outro lado da moeda, os EUA, elegeu um presidente que não tem alinhamento com Bolsonaro”, lembrou.