Criada a partir da solicitação de Jerry e Luiza Erundina (PSOL-SP), o grupo deverá funcionar em caráter permanente para acompanhar efeitos do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST), firmado entre os Governos do Brasil e EUA, e garantir os direitos de maranhenses.

Durante a oficialização do grupo, Márcio Jerry defendeu a criação de “salvaguardas sociais” que assegurem direitos, a preservação da soberania nacional e a retomada da política aeroespacial.

“Temos uma ampla possibilidade de uma convergência, que seja boa para todos, que conte com o envolvimento das comunidades quilombolas, prevendo a reparação dos danos, com a reparação de prejuízos e passivos, e que não apenas solucione o que ficou para trás, mas que seja baseado em uma política capaz de gerar dividendos financeiros para salvaguardar a população alcantarense”, defendeu.

Luiza Erundina será relatora dos trabalhos e responsável por reunir as contribuições dos demais membros: Angela Amin (PP-SC), Margarida Salomão (PT-MG), Gervásio Maia (PSP-PB), Cezinha de Madureira (PSD-SP), Júlio César Ribeiro (PRB-DF) e David Soares (DEM-SP).