Lula diz a Alcolumbre que anistia atenta contra democracia e soberania
Em encontro na noite desta quarta-feira (3) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o projeto de anistia aos golpistas do 8 de janeiro é um atentado contra a democracia e a soberania.
O presidente do Senado e os ministros indicados pelo União Brasil foram recebidos por Lula no Palácio do Alvorada. O partido já anunciou que deixará a base do governo, mas os titulares das pastas querem se manter no cargo.
Alcolumbre relatou à CNN que o Planalto avalia que aprovar a proposta seria fortalecer o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e ceder à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs um tarifaço ao país.
Alcolumbre teria informado ao presidente que trabalha uma proposta para diminuir a pena dos condenados no episódio da invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes, mas a iniciativa não inclui Jair Bolsonaro (PL) e nem os militares de alta patente acusados de participarem do núcleo central da trama golpista.
Ou seja, um projeto com anistia ampla e irrestrita não tem o aval da cúpula do Congresso. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) estaria de acordo com Alcolumbre.
Na avaliação do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a sociedade precisa ficar atenta aos movimentos do Congresso.
“O Brasil inteiro assistiu, ao vivo, à tentativa de golpe. Agora querem empurrar um acordão para livrar Bolsonaro da Justiça e alimentar a ambição de Tarcísio de Freitas. Não é possível que o Congresso Nacional vire cúmplice de um crime contra a democracia. O povo está atento e não vai perdoar traidores. SEM ANISTIA!”, escreve o deputado no X.
A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) lembra que diversos jornais do país já se posicionaram em seus editoriais contra a anistia ilegal a Bolsonaro e sua corja golpista. “Enquanto o STF julga Bolsonaro e generais pela tentativa de golpe de Estado, Tarcísio de Freitas e Ciro Nogueira articulam para negociar essa vergonha. O povo brasileiro já mostrou que é contra a anistia. E nós precisamos transformar essa indignação em mobilização para barrar esse absurdo e defender a democracia! SEM ANISTIA PARA GOLPISTA!”, publica a deputada.
“Acuado por Eduardo Bolsonaro o governador Tarcísio de Freitas agride o STF, a PGR e a Polícia Federal ao articular proposta de anistia e sobretudo ao colocar como sua primeira proposta de presidenciável o indulto a Bolsonaro , caso se confirme sua condenação. Não concederá tal indulto pelo simples fato de que não será eleito presidente da República ano que vem”, afirma o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA).
Para ele, a proposta de anistia aos golpistas do 8 de janeiro é um “insulto ao sistema de justiça do Brasil, uma afronta à democracia e uma nova etapa da trama golpista.”