Maioria dos brasileiros aprova prisão domiciliar de Bolsonaro, diz Datafolha
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (14) aponta que 51% dos brasileiros concordam com a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, 42% discordam, 4% não souberam responder e 3% são indiferentes.
No mesmo levantamento, 53% consideram que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da ação penal, age respeitando a Constituição, enquanto 38% acham que o ex-presidente está sendo injustiçado pelo magistrado.
O Datafolha ouviu presencialmente 2.002 pessoas de 16 anos ou mais em 113 municípios pelo país entre os dias 11 e 12 de agosto.
Na avaliação do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), a pesquisa indica que o país inteiro sabe que Bolsonaro é um criminoso.
“A maioria concorda com sua prisão, mesmo a domiciliar, que gerou debates jurídicos. Essa maioria será mais ampla com sua condenação definitiva, ao fim do processo. Restará à minoria estridente o esperneio”, diz o parlamentar.
Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), os dados evidenciam que o Brasil escolheu a democracia como valor e como regime, “reconhecendo a solidez de nossas instituições como uma fortaleza contra golpes de Estado.”
Anistia
Outra pesquisa, a Atlas Bloomberg, também divulgada nesta quinta-feira, revela que 51,2% dos brasileiros são contra a anistia para os condenados pela tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro, enquanto. 46,9% são favoráveis ao perdão aos golpistas.
O levantamento mostra que Alexandre de Moraes é o ministro que tem a imagem mais positiva entre os 11 integrantes da Corte.
A Atlas Bloomberg ouviu 2.447 pessoas entre 3 e 6 de agosto, por recrutamento digital aleatório (Atlas RDR). A margem de erro é de dois pontos percentuais, tanto para cima quanto para baixo.