A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) o título de Cidadã de Porto Alegre nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal. A proposta da titulação é da vereadora suplente Vitória Cabreira, por meio do mandato da vereadora Biga Pereira (PCdoB), em reconhecimento à significativa contribuição da deputada para o município.

Segundo Vitória, é uma honra entregar o título para Daiana. “Ela viveu a maior parte da sua vida na nossa cidade e, com a sua capacidade de transformar os espaços onde estava, construiu grandes marcos em Porto Alegre. A entrega do título é a retribuição e reconhecimento do trabalho que ela fez para o povo da nossa cidade”, destacou.

Nascida em Júlio de Castilhos (RS), a deputada federal adotou Porto Alegre como sua cidade, onde construiu sua carreira política, dedicando-se ao desenvolvimento e progresso da capital.

“É com muita honra que recebo essa distinção. Porto Alegre me recebeu de braços abertos e me forjou politicamente. Foi aqui que eu construí a minha trajetória política. Eu amo essa cidade. Agradeço as minhas camaradas Vitória Cabreira e Biga Pereira pela homenagem”, disse Daiana.

A parlamentar atuou como educadora social e promotora da saúde da população negra, trabalhando diretamente nas ruas, acolhendo mulheres em situação de violência e vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. Em 2020, foi eleita vereadora de Porto Alegre, compondo a 1ª Bancada Negra da história da cidade.

“Daiana atuou incansavelmente na luta por melhores condições de vida para todas as pessoas e por uma cidade livre do machismo, do racismo e da LGBTfobia. Fruto deste trabalho, se tornou a primeira mulher negra e lésbica a ser eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Temos muito orgulho da trajetória política da Daiana e, por isso, é uma honra entregar a ela o título de Cidadã de Porto Alegre”, destacou a vereadora Biga.