Brasília, quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023 - 16:28 | Atualizado em: 17 de fevereiro de 2023 - 9:28
POLÍTICA
Orlando Silva toma posse para o terceiro mandato na Câmara
Por: Christiane Peres
Parlamentar assume após titulares de São Paulo da Federação Brasil da Esperança serem nomeados para ministério de Lula.

Orlando Silva (PCdoB-SP) tomou posse na Câmara, nesta quinta-feira (2), para seu terceiro mandato. O parlamentar, que era o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança por São Paulo, assumiu a vaga no Parlamento depois da nomeação dos petistas Alexandre Padilha para a Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Marinho para o Ministério do Trabalho, e Paulo Teixeira para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
“Com alegria e responsabilidade com o Brasil e o estado de São Paulo, acabo de ser empossado para o terceiro mandato de deputado federal. Mais uma vez, agradeço aos mais de 108 mil eleitores pela confiança. O dever de fortalecer a democracia e reconstruir o país nos chama. À luta!”, comemorou o parlamentar.
Em seus dois mandatos, Orlando liderou a bancada do PCdoB, presidiu as comissões de Direitos Humanos e Minorias, e do Trabalho, Serviço e Administração Pública. Destacou-se em importantes articulações e se manteve como voz ativa em defesa do Brasil e dos trabalhadores.
Durante o governo Bolsonaro, marcado pela disseminação de fake news, encabeçou a discussão sobre o tema no Parlamento e produziu um relatório de combate à desinformação, que deve ser retomado nesta legislatura. O texto busca aperfeiçoar a legislação brasileira referente à liberdade, à responsabilidade e à transparência na internet com o objetivo de reprimir a disseminação de conteúdos falsos pelas plataformas.
Baiano de nascença, Orlando também garantiu a aprovação da Lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe a chamada arquitetura hostil nas cidades; por unanimidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, liderando a articulação de diversos setores para construir um texto avançado que permitisse ao país proteger os cidadãos sem impedir oportunidades de negócio. Articulou a aprovação do projeto de reoneração da folha de pagamentos (PL 8456/17), do qual também foi relator. As mudanças na Lei de Migração (13.445/17) também tiveram sua relatoria. O novo texto substitui o antigo Estatuto do Estrangeiro (Lei 6.815/80), adotado durante o regime militar, e revoga ainda a Lei da Nacionalidade (818/49), priorizando o acolhimento dos estrangeiros.
Desde o primeiro mandato figura entre os melhores deputados do Prêmio Congresso em Foco e entre os chamados “Cabeças do Congresso”, do Diap.
Últimas notícias
Daniel Almeida vai ao MCTI debater desenvolvimento tecnológico do setor automotivo
16/3 - 11:18 | POLÍTICA
Perpétua Almeida assume direção da ABDI
16/3 - 9:28 | POLÍTICA
Orlando defende regulação das plataformas para combater extremismo e fábricas de fake news
15/3 - 18:7 | POLÍTICA
Partidos pedem cassação de Nikolas Ferreira por transfobia
15/3 - 17:23 | POLÍTICA
“O Brasil não aceita mais uma política de juros extorsivos”, afirma líder do PCdoB
Notícias relacionadas
Perpétua Almeida assume direção da ABDI
16/3 - 9:28 | POLÍTICA
Orlando defende regulação das plataformas para combater extremismo e fábricas de fake news
15/3 - 18:7 | POLÍTICA
Partidos pedem cassação de Nikolas Ferreira por transfobia
14/3 - 15:18 | POLÍTICA
Assassinatos de Marielle e Anderson: 5 anos sem respostas
8/3 - 17:22 | POLÍTICA
Discurso transfóbico de deputado do PL deve ser levado ao Conselho de Ética