Bancada resgata luta por um Brasil melhor no Dia da Independência

Brasília, quarta-feira, 7 de setembro de 2022 - 20:16

POLÍTICA

Bancada resgata luta por um Brasil melhor no Dia da Independência


Por: Walter Félix

Comemorações do bicentenário devem remeter à reflexão sobre a conquista efetiva da independência, avaliam parlamentares. Apropriação eleitoral de uma data cívica por Bolsonaro também é alvo de críticas.

Wikimedia Commons
A Proclamação da Independência, de François-René Moreaux

As comemorações relativas ao Bicentenário da Independência do Brasil ocorreram, nesta quarta-feira (7), em todo o país. Manifestações cívicas levaram milhares de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras, com destaque para o tradicional desfile do 7 de Setembro, em Brasília.

Em suas redes sociais, deputados da Bancada do PCdoB na Câmara destacaram a importância de aproveitar a data para resgatar as lutas populares, que marcaram esses 200 anos de trajetória da independência nacional.

Para o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), a comemoração do 7 de Setembro é, sobretudo, um momento de reflexão. "Oportunidade para analisar a história, nossa trajetória como Nação, além de pensar o futuro. Pensar os caminhos que podem nos levar ao desenvolvimento com justiça social, igualdade de direitos e progresso econômico", diz uma postagem do parlamentar.

"Hoje, no dia do Bicentenário do 07 de Setembro, é preciso repensarmos o significado de #INDEPENDÊNCIA. E acreditamos que este é o momento chave para ganharmos esperança e lutarmos pela nossa verdadeira liberdade, por um país mais justo, humano e forte! #7deSetembro", diz um tuite do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). 

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) lembrou que, atualmente, milhões de brasileiros e brasileiras "ainda não têm a independência para se alimentar todos os dias". "No Bicentenário da independência nossos gritos do Ipiranga em defesa da democracia e de direitos para todos os brasileiros. Viva a nossa Pátria Livre", escreveu no Twitter.

"Nossa luta é por um Brasil fraterno, de amor, de união e oportunidades", reforçou a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ressaltou que a independência foi o resultado de um esforço coletivo. "Hj celebramos 200 anos da Independência! E a verdade é que essa conquista só veio graças à luta de mt gente. Uma dessas pessoas foi Maria Felipa. Mulher forte, combatente, estrategista, e que representa a força das mulheres negras na luta por um Brasil que grita pelos excluídos", disse em suas redes.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que o Brasil independente "é o que cuida de suas crianças e idosos. É o país construído pelo povo que luta por uma vida digna". "A ordem é ninguém passar fome! Que neste dia nosso grito seja de independência e contra a carestia!", enfatizou.

Apropriação eleitoral

No entanto, a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de transformar uma festa nacional, que é de todos os brasileiros, em um evento de sua campanha pela reeleição, manchou o brilho das celebrações e também foi alvo de críticas por parte de juristas e lideranças políticas.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por exemplo, criticou a deturpação de uma data cívica em comício. “Pedindo voto e mentindo. Mais uma vez [Bolsonaro] mostra que não faz ideia de seu papel como chefe de estado. O governo do dinheiro vivo, do ódio, das armas”, indignou-se.

Em sua conta no Twitter, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) exortou fez uma exortação às lutas pela liberdade, publicando um trecho da letra do Hino da Proclamação da República: 

“Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós/Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz”

E completou: "Não permitiremos q essa facção de criminosos e imbecis, q sonham em  aquartelar nossa Democracia, tenham êxito".









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com