Brasília, quarta-feira, 7 de setembro de 2022 - 20:16
POLÍTICA
Bancada resgata luta por um Brasil melhor no Dia da Independência
Por: Walter Félix
Comemorações do bicentenário devem remeter à reflexão sobre a conquista efetiva da independência, avaliam parlamentares. Apropriação eleitoral de uma data cívica por Bolsonaro também é alvo de críticas.

As comemorações relativas ao Bicentenário da Independência do Brasil ocorreram, nesta quarta-feira (7), em todo o país. Manifestações cívicas levaram milhares de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras, com destaque para o tradicional desfile do 7 de Setembro, em Brasília.
Em suas redes sociais, deputados da Bancada do PCdoB na Câmara destacaram a importância de aproveitar a data para resgatar as lutas populares, que marcaram esses 200 anos de trajetória da independência nacional.
Para o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), a comemoração do 7 de Setembro é, sobretudo, um momento de reflexão. "Oportunidade para analisar a história, nossa trajetória como Nação, além de pensar o futuro. Pensar os caminhos que podem nos levar ao desenvolvimento com justiça social, igualdade de direitos e progresso econômico", diz uma postagem do parlamentar.
"Hoje, no dia do Bicentenário do 07 de Setembro, é preciso repensarmos o significado de #INDEPENDÊNCIA. E acreditamos que este é o momento chave para ganharmos esperança e lutarmos pela nossa verdadeira liberdade, por um país mais justo, humano e forte! #7deSetembro", diz um tuite do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA).
O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) lembrou que, atualmente, milhões de brasileiros e brasileiras "ainda não têm a independência para se alimentar todos os dias". "No Bicentenário da independência nossos gritos do Ipiranga em defesa da democracia e de direitos para todos os brasileiros. Viva a nossa Pátria Livre", escreveu no Twitter.
"Nossa luta é por um Brasil fraterno, de amor, de união e oportunidades", reforçou a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP).
A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ressaltou que a independência foi o resultado de um esforço coletivo. "Hj celebramos 200 anos da Independência! E a verdade é que essa conquista só veio graças à luta de mt gente. Uma dessas pessoas foi Maria Felipa. Mulher forte, combatente, estrategista, e que representa a força das mulheres negras na luta por um Brasil que grita pelos excluídos", disse em suas redes.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que o Brasil independente "é o que cuida de suas crianças e idosos. É o país construído pelo povo que luta por uma vida digna". "A ordem é ninguém passar fome! Que neste dia nosso grito seja de independência e contra a carestia!", enfatizou.
Apropriação eleitoral
No entanto, a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de transformar uma festa nacional, que é de todos os brasileiros, em um evento de sua campanha pela reeleição, manchou o brilho das celebrações e também foi alvo de críticas por parte de juristas e lideranças políticas.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por exemplo, criticou a deturpação de uma data cívica em comício. “Pedindo voto e mentindo. Mais uma vez [Bolsonaro] mostra que não faz ideia de seu papel como chefe de estado. O governo do dinheiro vivo, do ódio, das armas”, indignou-se.
Em sua conta no Twitter, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) exortou fez uma exortação às lutas pela liberdade, publicando um trecho da letra do Hino da Proclamação da República:
“Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós/Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz”
E completou: "Não permitiremos q essa facção de criminosos e imbecis, q sonham em aquartelar nossa Democracia, tenham êxito".
Últimas notícias
Deputado defende urgência para ampliação do uso de tecnologias assistivas
6/9 - 15:48 | POLÍTICA
Alice Portugal defende quiropraxia como especialidade da fisioterapia
6/9 - 11:48 | POLÍTICA
Bolsonaristas fracassam na CPI do MST e anunciam fim da linha para a farsa
5/9 - 18:1 | DIREITOS
Deputados barram avanço de projeto que proíbe casamento homoafetivo
5/9 - 12:6 | ECONOMIA
Aprovada a urgência do projeto Desenrola e teto rotativo do cartão de crédito
Notícias relacionadas
General G. Dias diz na CPMI do Golpe que PM não cumpriu plano de ações
31/8 - 17:4 | POLÍTICA
Unegro repudia ameaças recebidas por Daiana Santos
30/8 - 15:40 | POLÍTICA
Advocacia do Senado dá aval para CPMI fechar acordo de delação com Mauro Cid
24/8 - 15:12 | POLÍTICA
Ex-auxiliar de Bolsonaro depõe na CPMI e mente sobre movimentação milionária
24/8 - 14:42 | POLÍTICA
Câmara aprova MP que reajusta salário mínimo e amplia faixa de isenção do IR