A campanha para conduzir Baleia Rossi à Presidência da Câmara dos Deputados tornou-se mais uma grande batalha em defesa da democracia: independência em relação ao governo para que a Câmara possa agir em prol de uma vida melhor para o nosso povo.

Com o lançamento oficial da candidatura na última quarta (6), o bloco democrático formado pela união de 11 legendas, com diferentes espectros políticos, assume o compromisso de cerrar fileiras para vencer esta disputa e derrotar as pretensões absolutistas de Bolsonaro.

O candidato do movimento, que oportunamente denominamos “Frente Câmara Livre”, conta com o apoio do MDB, PT, PSL, PSDB, DEM, PSB, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Baleia é um deputado de oposição? Não. Ele é um parlamentar da esquerda? Também não. Baleia Rossi é o nome que foi capaz de canalizar, neste momento, o caminho para o enfrentamento das inquietações de forças políticas tão díspares, mas que perseguem um objetivo em comum: a defesa da democracia e independência da Câmara e dos demais poderes.

Assim como a mobilização do Parlamento na construção de uma agenda emergencial para superar a crise econômica, social e de saúde pública. Uma coisa os deputados e deputadas de nossa Frente Ampla têm clareza: a Câmara dos Deputados não pode ser um “puxadinho” do Palácio do Planalto!

Foi a postura independente da Câmara dos Deputados, conduzida por Rodrigo Maia, em amplo diálogo com todas as forças políticas da Casa, que garantiu, durante a pandemia, que 90% das ações de socorro ao povo, às empresas e ao emprego fossem produzidas e aprovadas na Câmara dos Deputados e, posteriormente no Senado.

Garantimos o auxílio emergencial no valor de R$ 600, quando o governo queria apenas R$ 200; aprovamos o auxílio emergencial para a Cultura, um dos primeiros setores a sentir de perto os efeitos da pandemia. Estados e municípios receberam ajuda, além de empresas e trabalhadores que obtiveram socorro para evitar as demissões em massa, entre tantas outras medidas que amenizaram o sofrimento do nosso povo.

Nos últimos dois anos, a Câmara dos Deputados e a sua presidência conseguiram enfrentar Bolsonaro na sua obsessão de afrontar o regime democrático e cercear as prerrogativas dos demais Poderes. O deputado Rodrigo Maia deixa em seu legado a defesa intransigente da Constituição e dos pilares da democracia. Felizmente também tivemos uma atuação firme dos membros do Supremo Tribunal Federal, que com independência, participaram da defesa da democracia.

É muito importante que a Câmara dos Deputados se mantenha uma instituição independente e em defesa do povo brasileiro!

Nesse sentido é também muito importante a vitória com Baleia Rossi.

*Deputada federal pelo Acre e líder do PCdoB na Câmara.