Brasília, quarta-feira, 8 de março de 2023 - 17:22
POLÍTICA
Discurso transfóbico de deputado do PL deve ser levado ao Conselho de Ética
Por: Christiane Peres
No Dia Internacional da Mulher, deputado bolsonarista discursa usando peruca e reforça violência contra mulheres trans no Brasil.

Desde que tomou posse na Câmara, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), aliado de Bolsonaro, tem subido à Tribuna da Casa com discursos machistas e repletos de fake news. Neste 8 de Março não foi diferente. O parlamentar, usando uma peruca amarela, fez um discurso machista e transfóbico, no Dia Internacional da Mulher.
“As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres. Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade”, disse.
A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) rebateu a fala do bolsonarista e afirmou que o caso será levado ao Conselho de Ética da Câmara. “Repugnante, nojento. O discurso do deputado Nikolas Ferreira reforça a violência contra as mulheres trans no Brasil. Ao falar isso na tribuna, ele está ignorando uma parcela da população que vive em um país que, há 13 anos, lidera o ranking da lista de países que mais mata pessoas trans e travestis no mundo. Vamos levar este caso para o Conselho de Ética da Casa”, disse.
Nikolas Ferreira já responde por transfobia. Desde fevereiro deste ano, o deputado bolsonarista responde por injúria racial após chamar a deputada Duda Salabert (PDT-MG) de “ele”. Duda é uma mulher trans.
O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Cento e trinta e uma pessoas trans e travestis foram assassinadas no país em 2022, o maior número em todo o mundo pelo 14º ano consecutivo. O número faz parte do Dossiê Assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras, da Associação Nacional de Travestis eTransexuais (Anta).
Transfobia é crime e pode levar a até três anos de prisão.
Últimas notícias
Ataques a Vini Jr são condenados na Câmara
30/5 - 20:5 | DIREITOS
Ruralistas atropelam direitos indígenas e aprovam PL 490
30/5 - 19:1 | SAÚDE
Unimed é desmentida na Câmara ao negar cancelamento de planos de autistas
30/5 - 14:41 | POLÍTICA
Parlamentares alegam ilegalidade e querem barrar votação do marco temporal
30/5 - 13:2 | POLÍTICA
PCdoB representa no Conselho de Ética contra os deputados André Fernandes e Júlia Zanatta
Notícias relacionadas
Câmara dos Deputados relança Grupo Parlamentar Brasil-China
25/5 - 12:0 | POLÍTICA
Após manobra, marco temporal avança na Câmara
24/5 - 13:18 | RACISMO
Deputados vão acionar MP contra jogo com simulação de escravidão
23/5 - 19:55 | POLÍTICA
Plano de trabalho da CPI do MST é leviano, afirma Daiana Santos
17/5 - 17:11 | IGUALDADE RACIAL
Daiana Santos entrega Protocolo Nacional Antirracista à ministra Anielle Franco