A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 81/20, que reconhece a capital do Maranhão, São Luís, como capital nacional do reggae. A proposta será enviada ao Senado.

O projeto foi apresentado pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA). O relator da matéria, deputado Marcio Jerry (PCdoB-MA), recomendou a aprovação da proposta, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Cultura.

Segundo o relator, a iniciativa atende a uma expectativa muito importante da chamada nação regueira de São Luís, conhecida como a capital brasileira do reggae pela força que esse ritmo musical tem na cidade, na região metropolitana e em todo o Estado.

“Gostaria de sublinhar a importância dessa matéria em outra dimensão: estamos no mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrando o heroísmo de Zumbi dos Palmares. Ao evocar a memória dele, evocamos todos os que lutaram e lutam contra a discriminação racial. A iniciativa, portanto, tem também essa dimensão de ser mais um ato referente à celebração da consciência negra em nosso país”, disse o relator.

Projeto

O autor justifica a iniciativa devido ao fato de a cidade ser conhecida nacional e internacionalmente como a “Jamaica Brasileira” pela influência desse ritmo na cultura local.

“O reggae, que veio da Jamaica, já é um elemento da cultura contemporânea do povo do Maranhão e influencia na maneira do maranhense de falar, de vestir e dançar, entre outras coisas. O estilo musical vai além do simples ritmo no Maranhão, é um movimento cultural que transmite a mensagem de liberdade, igualdade, paz, amor e harmonia”, disse o autor.