A deputada Jandira Feghali (RJ) é a nova líder do PCdoB na Câmara dos Deputados em substituição a Renildo Calheiros (PE), vice-líder do governo Lula na Casa. Ela foi eleita por unanimidade na reunião da Comissão Política Nacional do partido neste domingo (12).

Jandira, que assume o cargo pela terceira vez, também foi eleita nessa nova legislatura como uma das coordenadoras da bancada do Rio de Janeiro.

Jandira diz que assumirá o desafio de fortalecer a base do governo Lula na Câmara dos Deputados na articulação e diálogo para aprovar uma agenda de reconstrução nacional.

Neste ano, a parlamentar foi eleita para seu oitavo mandato na Câmara, onde manterá a defesa da democracia, da cultura, da saúde, dos direitos das mulheres e das minorias.

No último mandato, Jandira foi voz importante na resistência ao governo Bolsonaro. Ocupou a Liderança da Minoria no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro, reforçando a defesa da democracia.

Ao lado da Oposição, a parlamentar lutou pelos R$ 600 de auxílio emergencial durante a pandemia; pelo impeachment; contra a Reforma Previdência; pela compra de vacinas contra a Covid-19.

Também aprovou a Lei Aldir Blanc, da qual foi relatora, para socorrer os fazedores de cultura no período; o sucesso da legislação resultou na Lei Aldir Blanc 2, da qual Jandira é uma das autoras, e injetará recursos no setor cultural nos próximos anos; a parlamentar também é coautora da lei que acabou com o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Jandira também participou ativamente das articulações para garantir o piso salarial dos trabalhadores da enfermagem, dos agentes de saúde e de combate às endemias.

Em sua trajetória no Parlamento, tem importante atuação na luta pela democratização da comunicação, na garantia dos direitos das mulheres, na área da saúde, entre outras.

Jandira figura ainda entre as parlamentares mais influentes do Congresso, segundo pesquisas. Atualmente é vice-presidente do PCdoB Nacional.