Em auto-exílio nos Estados Unidos, Bolsonaro pode ser indiciado e preso a qualquer momento como autor intelectual da tentativa de golpe de Estado que resultou na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes no 8/1, crime pelo qual ele já é investigado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Com o depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES), revelando detalhes do plano de golpe elaborado pelo ex-presidente, a situação dele pode se complicar ainda mais com um possível indiciamento e prisão.

O senador, que já foi chamado a depor na Polícia Federal (PF), contou que o plano foi relatado a ele pelo ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), preso nesta quinta-feira (2), e o próprio Bolsonaro. A ideia era fazer uma gravação ilegal contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

“Eles me disseram: ‘Nós colocaríamos uma escuta em você e teria uma equipe para dar suporte. E você vai ter uma audiência com Alexandre de Moraes, e você conduz a conversa pra dizer que ele está ultrapassando as linhas da Constituição. E a gente impede o Lula de assumir, e Alexandre será preso’ “, disse o senador à Camila Bomfim, da GloboNews.

O objetivo era “provar” que o ministro agia inconstitucionalmente e depois anular as eleições e consumar um golpe. Não importava o que o Moraes iria dizer. A rede de fake news entraria em ação para conflagrar ainda mais os acampamentos golpistas em frente aos quarteis do Exército.

Para consumar o plano, Bolsonaro teria respaldo de integrantes das Forças Armadas e entre os seus apoiadores no parlamento. Caso topasse o plano tosco, Marcos do Val seria tratado como “herói da pátria”.

O senador não aceitou. Disse que denunciou tudo ao próprio Moraes. Ciente da gravidade da denúncia, o senador vai renunciar ao mandato e sair do país.

Repercussão

“Se alguém ainda tinha dúvida do DNA golpista de Bolsonaro, agora sua impressão digital é revelada por um aliado arrependido. Novas denúncias escancaram as intenções antidemocráticas tratadas dentro do Alvorada. A conferir”, reagiu a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) ressaltou que a situação de Jair Bolsonaro com a Justiça fica mais complicada com as revelações do senador.

“É muito grave a denúncia do senador Marcos do Val, afirmando ter se reunido com Bolsonaro e Daniel Silveira para criar uma armadilha contra Alexandre de Moraes, para dar um GOLPE contra a democracia. O caminho da prisão do genocida se aproxima”, avaliou.

Para a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), se as revelações de Marcos do Val forem comprovadas, Bolsonaro precisa responder e ser preso.

“Assim como qualquer um que tenha cargo público e que questione o resultado das eleições e ataque a democracia. Não dá pra normalizar essa gente. Do contrário o Brasil vai se arrepender”, disse a parlamentar.