O presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (19), durante cerimônia no Palácio do Planalto, a recomposição do orçamento das universidades e institutos federais em 2,44 bilhões de reais.

Durante a cerimônia, Lula ressaltou a importância do diálogo entre os diferentes setores da sociedade e também reafirmou o compromisso do governo federal na retomada dos investimentos da educação.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, parte dos recursos irão para a recomposição do orçamento discricionário das instituições e parte para obras. "Vamos trabalhar muito para que o presidente possa percorrer esse país e entregar várias obras importantes de melhorias para os nossos estudantes", pontuou.

Os recursos foram viabilizados ainda no ano passado, quando o então gabinete de transição do presidente eleito Lula aprovou uma emenda constitucional que ampliou os gastos do governo federal para 2023.

Segundo Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), as medidas são importantes, uma vez que os institutos federais e as universidades tiveram suas contas comprometidas pelas sucessivas reduções orçamentárias nos últimos anos. "Depois de quatro anos de diminuição crescente dos nossos orçamentos, e mais do que isso, como sabemos, de ataques às universidades, que eram continuamente detratadas, no segundo semestre do ano passado vimos que 2023 seria impossível".

Durante o governo Bolsonaro, universidades federais sofreram com diferentes contingenciamentos. O último deles levou algumas instituições a cancelarem a oferta de bolsas e auxílios que garantem a permanência de alunos pobres nas unidades.

“Após cortes realizados no MEC na gestão de Bolsonaro, Lula anunciou a recomposição na Pasta. São mais oportunidades para os estudantes e a garantia de uma educação pública e de qualidade”, comemorou a líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ).

A deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) também celebrou o anúncio dos recursos. “Essa medida é fundamental para a garantia do ensino de qualidade e o desenvolvimento da pesquisa científica em nosso país. Vamos valorizar e investir na educação, que é a chave para um futuro próspero”, disse a parlamentar após a cerimônia.