A líder da Bancada do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) e o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), receberam, nesta quinta-feira (30), o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbelo, na Câmara.

Durante o encontro, o embaixador falou da realidade de seu país, que, agora, passa por um momento de reconstrução de sua relação com o Brasil. Adolfo relatou a realização das eleições parlamentares cubanas no último domingo (26), que contou com a participação de 75% da população. Falou sobre os avanços da indústria do turismo no país, dos projetos de agricultura, bem como das pesquisas e produção de fármacos e vacinas para o consumo interno e envio para o exterior. O embaixador reafirmou interesse em estreitar a cooperação com o governo brasileiro e as bancadas parlamentares dos dois países nos próximos meses e destacou a importância de contar com o apoio do Parlamento na denúncia do bloqueio econômico que Cuba sofre há mais de seis décadas.

A líder da bancada comunista, Jandira Feghali, reafirmou o apoio da legenda às demandas apresentadas pelo embaixador cubano. Falou sobre o novo governo e os projetos de reconstrução do país, após quatro anos de desmontes promovidos por Bolsonaro.

Jandira destacou ainda o compromisso da bancada no estreitamento das relações com o povo cubano e o interesse no contínuo intercâmbio de experiências, especialmente nas áreas da saúde, educação, ciência, tecnologia, inovação e cultura.

A deputada Alice Portugal reiterou a importância da aproximação entre os dois países. Nesta legislatura, Alice deverá compor o Grupo Parlamentar Brasil Cuba, que deve ser reativado nos próximos meses.

O encontro foi acompanhado pelo conselheiro da Embaixada de Cuba no Brasil, Melne Martinéz, pela secretária de Relações Internacionais do PCdoB, Ana Prestes.