A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) é a única mulher líder de bancada na Câmara dos Deputados. Jandira, que está em oitavo mandato na Câmara, assumiu o cargo pela terceira vez em fevereiro deste ano.

A nova legislatura no Congresso Nacional tem a maior bancada feminina da história e isso é considerado uma vitória se analisarmos a linha do tempo ao longo das últimas decadas. De acordo com o Congresso em Foco, “iniciando o milênio com 28 deputadas, o parlamento passou a contar com 43 a partir de 2002, 51 a partir das eleições de 2014, 77 em 2018 e finalmente as atuais 91 mulheres exercendo mandato na Casa Legislativa“.

Apesar de parecer muito, esse número representa apenas 17% das cadeiras parlamentares – em um país onde mais da metade da população é composta por mulheres. 

Já a Mesa Diretora da Casa tampouco reflete a presença feminina. Segundo recorte feito pela Folha de S.Paulo, nos últimos 20 anos, as mulheres ocuparam menos de 10% dos assentos das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados. A eleição dos cargos para este biênio elegeu apenas a deputada Maria do Rosário (PT-RS), que será a 2ª secretária na Câmara.

A deputada Jandira Feghali acompanhou o crescimento da bancada feminina desde 1991, quando assumiu seu primeiro mandato. Ao Congresso em Foco ela fala que a desproporção não apenas abala o equilíbrio de gênero na votação de projetos, mas principalmente compromete a ocupação de espaços no Poder Legislativo.

Para ela, tanto o crescimento contínuo da bancada feminina quanto o surgimento de novos obstáculos para avançar nas pautas de interesse das mulheres são frutos do clima político de polarização. “Ao mesmo tempo que a gente cresce e vai mostrando à sociedade que as mulheres têm competência, também cresce uma visão de retrocessos por parte do Congresso Nacional”.

O PCdoB tem sido uma importante trincheira de luta pelo empoderamento feminino e isso se reflete na bancada do Partido no Congresso, cuja composição é formada por mulheres conscientes e aguerridas e que enfrentam diariamente o machismo para continuar na resistência e na luta em defesa dos direitos das brasileiras e dos brasileiros.