Com 124.358 votos, a Bahia reelegeu para o sexto mandato a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). Além da luta em defesa da democracia, da educação pública, da saúde e dos direitos dos trabalhadores, a parlamentar continuará seu trabalho em defesa da cultura e do serviço público pelos próximos quatro anos.

“Sinto-me profundamente honrada e grata em conseguir renovar este mandato! Agradeço a confiança de cada um dos eleitores e me comprometo fazer valer cada voto! Será mais um mandato a serviço das categorias e lutas diversas e sempre a favor do povo! A democracia, esperança e o amor que nos une! Contem comigo! Obrigada!”, escreveu a parlamentar em suas redes sociais.

No Parlamento, no último mandato, Alice teve papel fundamental na luta contra o fascismo. Ao lado da bancada do PCdoB e da Oposição, garantiu auxílio emergencial à população no valor de R$ 600 durante o primeiro ano da pandemia, defendeu o impeachment de Bolsonaro, lutou contra os retrocessos na área cultural, presidiu a Comissão de Cultura, participou ativamente das articulações para garantir o piso salarial dos trabalhadores da enfermagem, dos agentes de saúde e de combate às endemias e dos farmacêuticos, entre outras lutas.

Alice é uma das autoras da Lei Aldir Blanc 2, que pretende impulsionar o orçamento da cultura no país; é coautora da lei que acabou com o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); também é de sua autoria a lei que instituiu o 02 de Julho – data simbólica para a população baiana – como data histórica no calendário das comemorações nacionais.

Ao longo de sua trajetória no Parlamento, a educação sempre esteve entre suas prioridades. É uma das autoras do Piso Salarial Nacional do Professor; teve importante atuação na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que destinou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação brasileira; na aprovação da aposentadoria das mulheres policiais – demanda antiga da categoria, que virou lei em 2014. Foi relatora da PEC da Juventude, incluindo na Constituição direitos importantes para os jovens brasileiros.

Farmacêutica de profissão, Alice também busca melhorias para a categoria. É uma das principais articuladoras na Câmara da votação do Projeto de Lei (PL) 2295/00, que fixa em 30 horas a carga de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; e também lutou pela aprovação do PL 4385/1994, que deu origem à lei 13.021/2014, que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um profissional no estabelecimento durante seu funcionamento. A parlamentar tem ainda projetos defendendo a igualdade salarial entre homens e mulheres.

Alice figura entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Atualmente, é vice-líder da Minoria na Câmara dos Deputados.

A deputada nas redes sociais:

Facebook: /deputadaaliceportugal  
Instagram: @aliceportugal  
Twitter: @Alice_Portugal 
Site: https://www.aliceportugal.org.br