As comemorações relativas ao Bicentenário da Independência do Brasil ocorreram, nesta quarta-feira (7), em todo o país. Manifestações cívicas levaram milhares de pessoas às ruas das principais cidades brasileiras, com destaque para o tradicional desfile do 7 de Setembro, em Brasília.

Em suas redes sociais, deputados da Bancada do PCdoB na Câmara destacaram a importância de aproveitar a data para resgatar as lutas populares, que marcaram esses 200 anos de trajetória da independência nacional.

Para o líder do partido na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), a comemoração do 7 de Setembro é, sobretudo, um momento de reflexão. "Oportunidade para analisar a história, nossa trajetória como Nação, além de pensar o futuro. Pensar os caminhos que podem nos levar ao desenvolvimento com justiça social, igualdade de direitos e progresso econômico", diz uma postagem do parlamentar.

"Hoje, no dia do Bicentenário do 07 de Setembro, é preciso repensarmos o significado de #INDEPENDÊNCIA. E acreditamos que este é o momento chave para ganharmos esperança e lutarmos pela nossa verdadeira liberdade, por um país mais justo, humano e forte! #7deSetembro", diz um tuite do deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). 

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) lembrou que, atualmente, milhões de brasileiros e brasileiras "ainda não têm a independência para se alimentar todos os dias". "No Bicentenário da independência nossos gritos do Ipiranga em defesa da democracia e de direitos para todos os brasileiros. Viva a nossa Pátria Livre", escreveu no Twitter.

"Nossa luta é por um Brasil fraterno, de amor, de união e oportunidades", reforçou a deputada Professora Marcivânia (PCdoB-AP).

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ressaltou que a independência foi o resultado de um esforço coletivo. "Hj celebramos 200 anos da Independência! E a verdade é que essa conquista só veio graças à luta de mt gente. Uma dessas pessoas foi Maria Felipa. Mulher forte, combatente, estrategista, e que representa a força das mulheres negras na luta por um Brasil que grita pelos excluídos", disse em suas redes.

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) destacou que o Brasil independente "é o que cuida de suas crianças e idosos. É o país construído pelo povo que luta por uma vida digna". "A ordem é ninguém passar fome! Que neste dia nosso grito seja de independência e contra a carestia!", enfatizou.

Apropriação eleitoral

No entanto, a tentativa do presidente Jair Bolsonaro (PL) de transformar uma festa nacional, que é de todos os brasileiros, em um evento de sua campanha pela reeleição, manchou o brilho das celebrações e também foi alvo de críticas por parte de juristas e lideranças políticas.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por exemplo, criticou a deturpação de uma data cívica em comício. “Pedindo voto e mentindo. Mais uma vez [Bolsonaro] mostra que não faz ideia de seu papel como chefe de estado. O governo do dinheiro vivo, do ódio, das armas”, indignou-se.

Em sua conta no Twitter, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) exortou fez uma exortação às lutas pela liberdade, publicando um trecho da letra do Hino da Proclamação da República: 

“Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós/Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz”

E completou: "Não permitiremos q essa facção de criminosos e imbecis, q sonham em  aquartelar nossa Democracia, tenham êxito".