MCTI e Finep lançam 5ª edição do Mulheres Inovadoras
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), lançou, nesta quarta-feira (3), a 5ª edição do Mulheres Inovadoras, programa de aceleração de startups para estimular o empreendedorismo inovador feminino. A iniciativa vai apoiar até 30 startups, seis por região do país, com um incentivo total no valor de R$ 1,8 milhão.
Na cerimônia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que o programa reafirma o compromisso do governo federal com a promoção da equidade de gênero. “Como primeira mulher a comandar esse ministério, sei da minha responsabilidade no enfrentamento dessa defasagem histórica de políticas públicas para mulheres e não poderia deixar de tratar a questão de gênero como algo prioritário”, afirmou Luciana Santos.
A ministra lembrou o esforço do MCTI na direção da inclusão e da diversidade. Nesse sentido, citou o edital Meninas e Mulheres nas Ciências – investimento de R$ 100 milhões para apoiar projetos que estimulem o ingresso, a formação, a permanência e a ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Exatas, Engenharias e Computação.
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) participou do evento e destacou a importância de “ver como prioridade a execução de políticas públicas de promoção da igualdade de gênero”.
No evento, houve ainda a entrega dos troféus às vencedoras do Prêmio Finep Mulheres Inovadoras 2023: seis mulheres que reforçam a importância da representatividade feminina no mundo do empreendedorismo e para o desenvolvimento nacional.