Em passos largos o Brasil retoma o protagonismo e se restabelece no cenário mundial. Esse é o efeito do governo Lula, que já nos primeiros seis meses de gestão tomou as rédeas  da nação. Vivemos tempos de esperança e de resultados significativos neste  primeiro semestre do terceiro mandato presidencial. O Brasil voltou! O sentimento de otimismo está presente na população brasileira com o retorno de importantes políticas públicas e programas sociais.

Segundo a pesquisa do Índice de Confiança Social (ICS) do Ipec, a confiança dos brasileiros no terceiro governo Lula aumentou, atingindo o maior nível desde 2012 e a aprovação do trabalho do presidente chegou a 60% neste mês de agosto. Depois de um período sombrio e nefasto, e tentativa de golpe em 08 de janeiro ocorrido em Brasília com a depredação ao patrimônio público, estamos virando a página da história para derrotar o neofascismo. Importantes programas sociais estão de volta! Minha Casa, Minha Vida, Mais Médicos, Bolsa Família estão sendo essenciais para a campanha principal do novo governo Lula, tirar o Brasil do mapa da fome.

O lançamento do Novo PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, que investirá R$1,7 trilhão em todos os estados do Brasil em quatro anos e que entre obras públicas públicas para a saúde, educação e outros empreendimentos impulsionará a geração de emprego e renda para os brasileiros. Para a agricultura familiar, o Plano Safra 2023/2024 destinará recursos para produtores rurais com aumento de 27% em comparação a financiamentos anteriores, estimulando a produção mais sustentável.

A cultura ganhou protagonismo através das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc oportunizando trabalho e renda aos artistas brasileiros. Indígenas e quilombolas estão na pauta, assim como as políticas de Promoção Racial e Direitos Humanos. O PIB do primeiro trimestre registrou um crescimento de 1,9% em relação ao trimestre anterior, de acordo com o impulso do setor agrícola. 

As cenas de famílias na fila para comprarem ossos estão no passado! O Desenrola Brasil já tirou do negativo 6 milhões de dívidas. O programa tem ajudado a recuperar a economia e, principalmente, promovido a dignidade das famílias brasileiras que sofriam com as dívidas. Contamos também com o aumento do salário mínimo, sanção do projeto de igualdade salarial, reajuste nas bolsas de pesquisa e auxílio gás. Em maio apresentei o projeto de lei (2354/23) para garantir a destinação específica do Auxílio Gás para aquisição do insumo e com a proposta de ampliar o alcance social do programa e aumentar sua a vigência para dez anos, em vez dos cinco originalmente previstos.

Os dados mostram um Brasil em recuperação, em reconstrução. Há muito a ser feito, isso é indiscutível. Contudo, o governo Lula é o governo do diálogo, aquele que recebe os movimentos sociais e discute pautas importantes para o crescimento do país. Sob essa perspectiva estamos retornando ao cenário internacional através da participação do nosso presidente em diversas agendas, principalmente na visita à China onde estive acompanhando a comitiva presidencial. Foram assinados 15 acordos internacionais em diversas áreas, com vista a parceria estratégica para o campo da tecnologia e inovação, consolidando ainda mais as conexões entre as duas nações.

Saímos forte do primeiro semestre, todavia sofrendo com alguns infortúnios dos últimos quatros anos conturbados vivenciados. A certeza é de que as políticas públicas bem conduzidas salvam vidas!

*Daniel Almeida é deputado federal do PCdoB-BA e vice-líder do governo no Congresso.