Brasília, sexta-feira, 23 de dezembro de 2022 - 10:53
SAÚDE
Jandira quer suspender regra que limita acesso a medicamentos do Farmácia Popular
Por: Da Redação, com informações da Agência Câmara
Portaria do Ministério da Saúde torna obrigatória a apresentação de receita eletrônica para acesso a remédios e fraldas geriátricas.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentou um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 351/22) que suspende a decisão do governo Jair Bolsonaro de tornar obrigatória a apresentação de receita eletrônica para acesso aos medicamentos e fraldas geriátricas do Programa Farmácia Popular Brasil (PFPB).
Segundo a deputada, a nova regra – determinada por um dos artigos da Portaria 3.677/22, do Ministério da Saúde – vai dificultar o acesso da população aos serviços do Programa Farmácia Popular, principalmente da parcela mais vulnerável atendida pela rede pública que não está informatizada.
“O acesso a medicamentos essenciais à manutenção da saúde dos beneficiários do programa não pode estar condicionado a um tipo de prescrição inacessível para muitos”, disse Feghali.
Pela portaria ministerial, a regra passa a valer no prazo de 180 dias a partir da publicação, ocorrida em setembro, período que o governo afirma ser necessário para adaptar os sistemas para a emissão das receitas eletrônicas.
Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Em seguida irá para o plenário da Câmara.
Últimas notícias
Daniel Almeida vai ao MCTI debater desenvolvimento tecnológico do setor automotivo
16/3 - 11:18 | POLÍTICA
Perpétua Almeida assume direção da ABDI
16/3 - 9:28 | POLÍTICA
Orlando defende regulação das plataformas para combater extremismo e fábricas de fake news
15/3 - 18:7 | POLÍTICA
Partidos pedem cassação de Nikolas Ferreira por transfobia
15/3 - 17:23 | POLÍTICA
“O Brasil não aceita mais uma política de juros extorsivos”, afirma líder do PCdoB
Notícias relacionadas
Recomposição do orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia é urgente
22/12 - 13:19 | POLÍTICA
PEC que viabiliza auxílio de R$ 600 e benefícios é promulgada
21/12 - 18:27 | POLÍTICA
Governo Lula sai vitorioso ao aprovar na Câmara PEC do Bolsa Família
14/12 - 12:13 | SAÚDE
Urgência para projeto que libera venda de remédios em supermercados é rejeitada
13/12 - 11:51 | SAÚDE
Empresários e farmacêuticos divergem sobre impactos do novo piso salarial da categoria