Deputado Inácio Arruda (CE)

Inácio Arruda
Com uma trajetória pública marcada pelo compromisso com a soberania nacional, o desenvolvimento científico e tecnológico e a defesa intransigente da classe trabalhadora, Inácio Arruda volta à Câmara dos Deputados em 2026 para seu quarto mandato.
Nascido em Fortaleza (CE), iniciou sua militância nos movimentos populares e sindicais. Exerceu mandatos em todas as esferas do Poder Legislativo: foi vereador de Fortaleza (1989–1990), deputado estadual (1991–1994) e exerceu três mandatos consecutivos como deputado federal (1995 a 2007). Em 2006, fez história ao ser eleito senador da República pelo Ceará.
Em abril de 2026, retornou à Câmara dos Deputados, ocupando a vaga decorrente da nomeação do deputado José Guimarães para o Ministério das Relações Institucionais. Antes de reassumir a cadeira no Parlamento, ele vinha prestando relevantes serviços ao país no Poder Executivo, onde comandou a Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
No Congresso Nacional, a atuação de Inácio Arruda é pautada por bandeiras estruturantes. É precursor na luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil. Ainda em 1995, em seu primeiro mandato federal, foi o autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir a jornada semanal de 44 para 40 horas. Ao retornar à Câmara em 2026, reassumiu essa bandeira com vigor, posicionando-se como importante defensor do fim da escala 6×1.
Integra colegiados estratégicos na Casa, como a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) e a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). Defende a soberania nacional contra ingerências externas, associando-a diretamente à valorização da ciência, da tecnologia e da indústria nacional como motores para a geração de empregos dignos.
