PF cumpre mandados de prisão em 5 estados contra golpistas
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (14) a sexta fase da Operação Lesa Pátria para cumprir oito mandados de prisão contra golpistas que invadiram e depredaram os prédios públicos na Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Ao todo, são oito mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão em Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Entre os alvos de busca e apreensão está o sergipano de Itabaiana Luciano dos Santos, o Popó Bolsonaro, que está preso em Brasília.
Em nota, a PF disse que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
“As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, afirmou a PF no documento.
“Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail [email protected]”, completou em seguida.
O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) comemorou a ação policial. “A Polícia Federal está nas ruas cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão contra golpistas, em mais uma fase da Operação Lesa-Pátria. Os criminosos subestimaram a força da democracia brasileira e agora estão pagando a prestações. Instituições funcionando!”.