A deputada Jandira Feghali (RJ), líder da bancada do PCdoB na Câmara, afirmou que a política de juros altíssimos implementada pelo Banco Central destrói o emprego e o desenvolvimento.

“Com esses juros, não tem emprego. Essa é a questão que na minha opinião é decisiva para o nosso debate”, declarou Jandira em discurso no ato em defesa do corte da taxa de juros, realizado na segunda-feira (13), no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro.

Nas redes sociais, após o ato, a deputada destacou que no evento “parlamentares uniram suas vozes para dizer que o Brasil não aceita mais uma política de juros extorsivos contra o desenvolvimento, o crescimento, o pleno emprego e a própria lei. Estamos com Lula nesta luta!”.

A taxa básica de juro (Selic) fixada pelo BC está em 13,75% ao ano. A taxa de juro real, descontada a inflação, está em cerca de 8%, com o Brasil ocupando o maior índice do mundo.

Em sua fala, Jandira lembrou que o presidente Lula enviou no dia 8 de Março um projeto de lei ao Congresso Nacional determinando a paridade salarial para as mulheres na mesma função no mercado de trabalho. “E a gente vê no conteúdo do projeto que obriga as empresas a cumprirem a igualdade salarial”, disse.

“Mas a primeira coisa que a gente precisa pensar é que a mulher precisa de emprego para ter a igualdade salarial. E com esses juros, não tem emprego”, observou Jandira muito aplaudida.

“Esse Banco Central está dizendo para nós que um único homem, que é o senhor Roberto Campos, eu vou falar o nome dele, o senhor Roberto Campos, ele sozinho quer definir a política de juros no Brasil contra os 60 milhões de votos nas urnas, do povo brasileiro, que disseram assim: nós elegemos Lula para ter emprego, desenvolvimento, para crescer a economia, para garantir um outro Brasil”, protestou a deputada.