Os últimos dias marcaram a diplomação dos governadores e parlamentares eleitos no último pleito, entre os quais estão os deputados que formam a Bancada do PCdoB na Câmara. Em comum a todos, o espírito de gratidão e o desejo de seguir na luta, ao lado de Lula a partir de 2023 para a reconstrução do país após a catástrofe bolsonarista.

No ato de sua diplomação, ocorrido nesta segunda-feira (19) no teatro Guararapes, em Olinda, o geólogo Renildo Calheiros (PE), atual líder da bancada comunista, destacou: “este é um momento de muita alegria. O mandato é sempre o resultado do reconhecimento que a população tem com relação à luta que você realiza e desenvolve, no meu caso, a vida inteira. Já exerci vários mandatos, já fui vereador no Recife, prefeito de Olinda duas vezes e pela quinta vez sou diplomado deputado federal para exercer mais um mandato em Brasília e agora com a alegria enorme por termos Luiz Inácio Lula da Silva na Presidência da República para a gente reconstruir o Brasil”.

Na Bahia, o PCdoB reelegeu seus dois deputados federais. Cumprindo seu sexto mandato a partir de 2023, a farmacêutica Alice Portugal falou sobre este momento pouco antes da cerimônia, realizada no Teatro Castro Alves na sexta-feira (16), em Salvador.  “Mais um mandato para servir à Bahia, ao Brasil, às multi-causas pelas quais a gente tem lutado juntos e juntas. Sem dúvida é um momento especial porque é um mandato conquistado com muita luta e muitos votos e agradeço a cada um, a cada uma que colaborou”, disse.

Colega na bancada baiana, o historiador e deputado Daniel Almeida também iniciará seu sexto mandato no próximo ano. “Este é mais um dia de alegria, de consolidação de uma conquista, mais um diploma de deputado federal, o sexto que os baianos me conferem para trabalhar em favor da Bahia e do Brasil, ajudar Lula a governar e Jerônimo (Rodrigues, governador eleito) a continuar fazendo cada vez mais pela Bahia”.

Estreante na Câmara e uma das duas mulheres negras a compor a bancada gaúcha pela primeira vez, a sanitarista Daiana Santos foi diplomada nesta segunda-feira (19) no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Após a solenidade, Daiana comemorou: “Agora sim, diplomada! Vai ter mulher negra e sapatão representando o Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados”.

Segunda vez deputado federal pelo Maranhão, o jornalista Márcio Jerry foi diplomado no sábado (17), em cerimônia ocorrida no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. “Agradeço a todos aqueles e aquelas que nos ajudaram nessa caminhada. Vamos, nessa nova etapa, seguir fazendo aquilo que aprendi a fazer ainda bem jovem: lutar em defesa do povo, por justiça, por igualdade, por oportunidades para todos. E agora é um momento muito especial, porque vou fazer parte da base do presidente Lula”.

Indo para seu nono mandato, a médica Jandira Feghali foi diplomada na sexta-feira (16), em cerimônia realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Essa eleição, disse, “foi de muita luta, superando adversidades, campanhas de ódio, falsas informações, violência política de gênero”.

Além de agradecer ao empenho de todos que contribuíram com sua recondução, a parlamentar destacou o espírito que irá nortear a atuação da bancada do PCdoB: “aqui se fecha um ciclo, o ciclo do questionamento às eleições, feitas com lisura na urna eletrônica, e estamos indo juntos com Lula reconstruir muitas políticas destruídas nesse último período. Vamos lutar contra o preconceito, o racismo, a discriminação, reconstruir as políticas de saúde, educação, cultura, soberania do país e vamos fazer isso juntos, com leveza de alma, muito amor e muita solidariedade”.