Em cerimônia de comemoração do ano novo chinês realizada nesta quinta-feira (26), os participantes ressaltaram a importância da cooperação entre Brasil e China, maior parceira comercial do Brasil na atualidade.

De acordo com dados do Ministério da Economia, em 2021, o país asiático respondeu por 31,28% das exportações brasileiras e foi responsável por 21,72% das importações. O valor das exportações para a China foi de US$ 87,7 bilhões em 2021, o que corresponde a quase R$ 446,8 bilhões. Esse volume de arrecadação representa mais que o dobro do segundo maior comprador de produtos brasileiros, os Estados Unidos.

Essa parceria com a China foi fundamental também durante a pandemia de Covid-19. Além de doar ao Brasil materiais hospitalares, como máscaras e luvas, o país foi essencial para a produção de vacinas.

Vieram do país asiático insumos para fabricação tanto da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã, de São Paulo, quanto da Astrazeneca, feita pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Relação antiga

Durante a cerimônia, personalidades que contribuíram para a integração entre os dois países receberam a Cruz do Mérito da Fraterna Integração Sino-Brasileira da Soberana Ordem da Fraterna Integração Brasil-China. A condecoração foi criada em 2004.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que foi coordenadora da Frente Parlamentar Mista de Fortalecimento da Cooperação entre os Países do Brics (sigla compreende Brasil, Rússia, Índia e China), esteve entre os agraciados.

Ela lembrou que os laços entre China e Brasil começaram há mais de 200 anos, quando vieram os primeiros imigrantes chineses para o território brasileiro.

Ano do Coelho

Pelo calendário chinês, que corresponde a 12 ciclos da lua, 2023 será o Ano do Coelho, com início em 22 de janeiro e término em 9 de fevereiro de 2024.