Deputado cobra aquisição de vacina contra Covid para crianças acima de 6 meses

Brasília, quinta-feira, 20 de outubro de 2022 - 16:36      |      Atualizado em: 1 de novembro de 2022 - 14:53

POLÍTICA

Deputado cobra aquisição de vacina contra Covid para crianças acima de 6 meses


Por: Christiane Peres

Imunização foi liberada em setembro, mas Ministério da Saúde ainda concluiu compra da vacina.

Reprodução

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) encaminhou um ofício ao Ministério da Saúde nesta quinta-feira (20) pedindo “providências urgentes” para a aquisição e distribuição de vacinas contra a COvid-19 para crianças acima de 6 meses. Segundo o parlamentar, o governo federal “segue negligente com medida tão importante quanto urgente”.

“É muito preocupante a ocorrência dessas mortes. Precisamos, de forma urgente, de doses capazes para permitir a vacinação dessa população, bem como desencadeamento de ações de comunicação para que esse processo seja concluído o mais breve possível”, disse o deputado.

A imunização com a Pfizer para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em setembro. No entanto, a compra da vacina ainda não foi concluída pelo Ministério da Saúde.

Especialistas alertam que os números da Covid em crianças abaixo de 5 anos continuam preocupantes. Levantamento da Fiocruz, com dados do Ministério da Saúde, revela que, entre as pessoas que morreram de Covid no Brasil, de janeiro a outubro de 2022, 454 eram crianças com menos de 5 anos, uma média de 3 crianças mortas a cada dois dias no país. No período, são quase 12.500 internações.

De acordo com o Ministério da Saúde, após a decisão da Anvisa, a Pasta ouviu a câmara técnica de assessoramento e decidiu autorizar, de forma cautelar, a vacinação contra Covid em crianças de 6 meses a 4 anos, mas só para aquelas com alguma comorbidade e que está negociando a compra da vacina.

A previsão é que as doses sejam entregues nas próximas semanas, mas sem data definida. Diferentemente do Ministério da Saúde, a nota da Anvisa, divulgada em 16 de setembro, liberou a vacina da Pfizer para todas as crianças dessa faixa etária, não só para as que têm comorbidade.









Últimas notícias

Notícias relacionadas

Sobre nós
Contatos

Área Restrita
Login
Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Câmara dos Deputados, anexo II, sala T-12
Brasília-DF - 70160-900 - Telefone: 55 (61) 3215-9732
ascompcdobcd@gmail.com