Brasília, quarta-feira, 23 de novembro de 2022 - 20:3
POLÍTICA
Câmara reconhece São Luís do Maranhão como capital nacional do reggae
Por: Walter Félix
Relator do projeto, o deputado Márcio Jerry ressaltou que a capital maranhense é frequentemente lembrada pela força que a música jamaicana tem na cidade.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) o Projeto de Lei 81/20, que reconhece a capital do Maranhão, São Luís, como capital nacional do reggae. A proposta será enviada ao Senado.
O projeto foi apresentado pelo deputado Bira do Pindaré (PSB-MA). O relator da matéria, deputado Marcio Jerry (PCdoB-MA), recomendou a aprovação da proposta, na forma do substitutivo apresentado pela Comissão de Cultura.
Segundo o relator, a iniciativa atende a uma expectativa muito importante da chamada nação regueira de São Luís, conhecida como a capital brasileira do reggae pela força que esse ritmo musical tem na cidade, na região metropolitana e em todo o Estado.
“Gostaria de sublinhar a importância dessa matéria em outra dimensão: estamos no mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrando o heroísmo de Zumbi dos Palmares. Ao evocar a memória dele, evocamos todos os que lutaram e lutam contra a discriminação racial. A iniciativa, portanto, tem também essa dimensão de ser mais um ato referente à celebração da consciência negra em nosso país”, disse o relator.
Projeto
O autor justifica a iniciativa devido ao fato de a cidade ser conhecida nacional e internacionalmente como a “Jamaica Brasileira” pela influência desse ritmo na cultura local.
“O reggae, que veio da Jamaica, já é um elemento da cultura contemporânea do povo do Maranhão e influencia na maneira do maranhense de falar, de vestir e dançar, entre outras coisas. O estilo musical vai além do simples ritmo no Maranhão, é um movimento cultural que transmite a mensagem de liberdade, igualdade, paz, amor e harmonia”, disse o autor.
Últimas notícias
Cerimônia na Câmara ressalta importância da cooperação entre Brasil e China
25/1 - 15:54 | CULTURA
Daniel Almeida condena ataques e exalta Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
24/1 - 17:31 | DIREITOS HUMANOS
PF vai investigar crime ambiental e de genocídio contra povo Yanomami
24/1 - 11:47 | ECONOMIA
STF defere questionamento do PCdoB sobre cálculo do FPM em 2023
24/1 - 10:50 | POLÍTICA
Deputadas condenam gastos abusivos de Bolsonaro com cartão corporativo
Notícias relacionadas
Comissão debate desenvolvimento sustentável com jovens
26/11 - 17:44 | SEMANA DE 29 DE NOVEMBRO A 3 DE DEZEMBRO
Plenário segue votando Medidas Provisórias
5/11 - 16:6 | SEMANA DE 8 A 12 DE NOVEMBRO
Votações se reiniciam com Medidas Provisórias
18/6 - 16:28 | SEMANA DE 21 A 25 DE JUNHO
Câmara começa semana com pauta ainda indefinida
4/6 - 12:27 | SEMANA DE 7 A 11 DE JUNHO
Pauta continua bloqueada por Medidas Provisórias