A secretaria nacional da Mulher do PCdoB divulga nota nesta quinta-feira (17) de solidariedade e repudia “todas as formas de violência contra mulher” em referência ao abuso sexual sofrido pela deputada estadual Isa Penna (PSol) em plena sessão que votava o orçamento na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

O vídeo mostra claramente o deputado Fernando Cury (Cidadania) encostando e passando a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Alesp. A parlamentar registrou boletim de ocorrência contra o deputado por importunação sexual e abriu uma representação contra ele no Conselho de Ética da Casa.

As deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Alice Portugal (PCdoB-BA) também se solidarizaram com a deputada estadual Isa Penna. “Precisamos dar um basta à violência política de gênero”, afirmou a deputada Alice.

Em discurso no Plenário, Jandira condenou o episódio. “Lamento mais esse episódio de violência política de gênero. De fato, essa curva é ascendente, é crescente. É inaceitável que isso continue ocorrendo, ainda mais num ambiente institucional. É uma cena degradante, explícita. Quero parabenizar a rápida atitude da direção do Cidadania no sentido de apurar e punir. E espero, sinceramente, que essa punição sirva de exemplo e que nós não precisemos mais ver cenas desse tipo. Minha solidariedade à Isa Penna”, afirmou.

Em comunicado, o Cidadania afirma que a Comissão Executiva Nacional decidiu a afastar o deputado "de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Alesp". O afastamento determinado pelo Cidadania deve durar até a conclusão do processo no Conselho de Ética do Cidadania, segundo o presidente do partido, Roberto Freire. 

Leia a seguir:

Nota de Solidariedade

A Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB se solidariza com a deputada estadual Isa Penna (Psol/SP) que sofreu abuso do também deputado estadual Fernando Cury (Cidadania), em plena sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A cena está gravada e a deputada prestou queixa crime.

Repudiamos todas as formas de violência contra mulher.

Basta de desrespeito, de violência política e sexual contra as mulheres.

Importunação sexual é crime.

O deputado cometeu um grave crime, não só contra a deputada Isa Penna, mas contra todas as parlamentares brasileiras, contra todas as mulheres.

Exigimos punição exemplar contra o deputado.

Exigimos que assembleia legislativa puna exemplarmente o deputado.

Não à violência contra as mulheres.

Toda solidariedade a deputada Isa Penna!

Secretaria Nacional da Mulher do PCdoB