A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), vice-líder da Minoria na Câmara, é autora de um requerimento de indicação ao Poder Executivo, solicitando que o Carnaval de Salvador seja reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

O Carnaval da capital baiana é a maior festa popular do mundo, onde a cultura brasileira atinge a sua máxima expressão.

“O Carnaval de Salvador, com sua estética peculiar marcada pela presença do trio elétrico e da guitarra baiana, espaço de alegria e de multicultura, reúne todos os elementos necessários para ser registrado como bem cultural de natureza imaterial do povo brasileiro”, explica a deputada, que já presidiu a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados.

Alice afirma ainda que, além disso, o Carnaval da capital baiana impulsiona diferentes áreas da economia, entre elas o turismo.

Durante a festa, as finanças do Estado recebem um impulso de notável proporção. “A cadeia produtiva do carnaval é complexa e envolve diferentes setores da economia. Até que o primeiro bloco desponte na avenida, o carnaval já mobilizou diversas atividades nos setores de criação, infraestrutura, comidas e bebidas, vestuário, turismo, entre outros tantos”, justifica.

A parlamentar protocolou o requerimento na presidência da Câmara dos Deputados em 2015, solicitando o envio da indicação ao Poder Executivo por intermédio do Ministério da Cultura, que hoje é a Secretaria Especial de Cultura do governo Bolsonaro.

*Ascom Alice Portugal