Publicado nesta segunda-feira (28) e retirado pouco depois da conta do Twitter de Bolsonaro, o vídeo foi duramente criticado por lideranças políticas na Câmara dos Deputados.

A líder da Minoria na Câmara, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), disse que não se pode banalizar esse tipo de ação do presidente que é uma grave ameaça à democracia.

“Bolsonaro pede desculpas por vídeo publicado em seu perfil, mas o recado já foi dado. Nas entranhas do bolsonarismo palaciano a guerra contra o STF já está sendo feita – e isso inclui as milícias digitais de Bolsonaro agindo. As instituições não podem banalizar tamanha gravidade”, escreveu a deputada no Twitter.

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) disse que Bolsonaro tem medo da democracia. “O vídeo postado e apagado por Bolsonaro, além de mostrar que ele vê todos como inimigos (STF, mulheres, mídia, partidos, sindicatos), mostra também que está com medo da democracia. O medo de ser derrotado ronda os tiranos e autoritários”, disse.

Para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), Bolsonaro "não tem noção do ridículo”. “Se coloca como um predestinado, mas na verdade é um acidente de percurso. Vive de hostilizar a tudo e a todos, mas quer se passar por perseguido. Bolsonaro é a própria crise!”, declarou.

O parlamentar também elogiou a resposta do ministro Celso de Mello. “Altiva e contundente a declaração do decano em defesa da democracia e contra a impostura de Bolsonaro”, observou.