O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Daniel Almeida (BA), diz que celebrar o aniversário da empresa nesta quinta-feira é “defender a soberania e o crescimento do país”.

Ele lembrou da imensa contribuição da estatal como o desenvolvimento do estado da Bahia e todo o Brasil. Mas, infelizmente, a entidade vem sofrendo o maior desmonte da sua história.

Foram privatizados, entre outros, a BR Distribuidora, a Petroquímica Suape (PE), a Termoelétrica Celso Furtado (BA) e sete sondas de perfuração.

“A decisão do governo federal de reduzir a presença da Petrobras na região Nordeste tem sido motivo de preocupação não apenas para os trabalhadores da estatal, mas à população e governadores”, lembrou.

A líder da Minoria na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), gravou um vídeo convocando seus conterrâneos para o ato às 16h, no Edifício da Eletrobrás, próximo a Candelária, de onde os manifestantes vão caminhar até a sede da Petrobras.

“É um dia simbólico para defender a soberania desse país, a sua altives e nacionalidade (…) Vamos estar juntos para caminhar até o prédio da Petrobras para marcar nossa luta”, convocou a parlamentar.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, diz que a maior empresa brasileira deve continuar estatal. “A UNE foi fundamental para sua fundação com a campanha O Petróleo é nosso! E hoje nossa mobilização também é em defesa da Petrobras e da nossa soberania”, afirmou.

‘Crime contra o povo’

A presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), também confirmou presença nos atos. “A venda da Petrobrás é um crime contra o povo brasileiro e a economia nacional. O governo Bolsonaro está ferindo a soberania do país”, disse ela.

O Brasil acumula mais de US$1 trilhão em reservas de petróleo apenas no pré-sal. Em maio, bateu recorde de produção diária de quase 3,5 milhões de barris de óleo equivalente, petróleo e gás igualados. Mesmo com todos os problemas e sofrendo toda a sorte de ataques, a Petrobrás está entre as dez maiores empresas petrolíferas do mundo. “É patrimônio do povo brasileiro”, aponta a presidenta nacional do PT.

O senador Jean Paul, vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, afirma que o governo mente ao insistir que a Petrobrás e ineficiente e está quebrada.

“É grave que o resultado de décadas de construção de um conglomerado estatal destinado a atuar em favor do interesse público brasileiro esteja sendo desmontado por esse projeto político-ideológico que tem como alicerces a submissão dos ativos estratégicos nacionais ao mercado financeiro e a entrega do controle de recursos naturais estruturantes para o país ao capital internacional”, criticou.

“Hoje, a Petrobras é a joia da coroa do projeto de liquidação do nosso patrimônio que está em curso no Brasil e contra o qual estamos resistindo juntos com os trabalhadores, trabalhadoras e todos os que lutam por nossas empresas, empregos e nossa soberania”, denunciou o senador Jaques Wagner (PT-BA).

*Com informações do PT no Senado