Para Daniel Almeida, que é líder dos comunistas na Câmara dos Deputados, a pauta da greve geral para defender os trabalhadores na reforma da previdência tem ajudado a Oposição.

“No Congresso, o debate continua. A cada dia vamos conquistando vitórias. Eles não estão cumprindo o calendário que imaginavam, tudo isso fruto de nossa luta depois do dia 15 e do 30 de maio com gente na rua”, lembrou o deputado, referindo-se ao debate em torno da reforma da previdência.

Em negociação com parlamentares do Centro, a Oposição conseguiu que não fossem incluídas no relatório propostas como a da capitalização, que na prática acabava com a previdência pública; o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pagos aos idosos e deficientes pobres; e a aposentadoria rural.

“Queriam detonar o BPC em R$ 600. Queriam colocar o trabalhador e a trabalhadora rural para trabalhar até morrer. O que refluiu no relatório foi pela força da luta e não pelo conchavo”, disse a deputada Alice Portugal em cima de um carro som nas ruas de Salvador.

“Mas nós queremos mais. Nós temos força e nós vamos derrotar essa reforma nefasta que não quer que o trabalhador, ao termina sua capacidade laboral, goze da sua aposentadoria”, discursou.