Líderes da base aliada na Câmara dos Deputados se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff na manhã de terça-feira (16), no Palácio do Planalto, em Brasília, para discutir medidas para a retomada do crescimento da economia, com geração de emprego e preservação das políticas sociais.

De acordo com o líder do PCdoB na Câmara, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), Dilma voltou a defender a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), a reforma previdenciária e a pactuação da base aliada em torno da contenção de medidas que elevem gastos públicos.

“O setor produtivo não quer ouvir falar em CPMF e os trabalhadores não querem ouvir falar em reforma da Previdência. Numa situação assim só é possível avançar se houver compromisso da base com o governo”, analisa o líder comunista.

Para driblar a resistência ao retorno da CPMF, Dilma decidiu acatar proposta de governadores e prefeitos para repartir os recursos do imposto entre estados e municípios. Já no caso da Previdência, a ideia é encaminhar uma proposta somente após debate dentro de um fórum quadripartite, reunindo governo, empresários, trabalhadores e aposentados.

“No que cabe ao PCdoB, que sempre foi leal e correto com as proposições do governo, temos que discutir com muito cuidado e muito aprofundamento e valorizar o resultado do fórum quadripartite na proposta de reforma da Previdência”, afirma Daniel Almeida, lembrando que no ano passado o Congresso Nacional aprovou mudança na regra da aposentadoria com a implantação do fator 85/95, em substituição ao fator previdenciário.
 

*Informações do Portal Vermelho