O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) acusou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de ser cúmplice das queimadas no Pantanal e Amazônia. A fala fez referência ao dia da árvore, comemorado nesta segunda-feira (21).

“Dia da Árvore em tempos de fogo na mata e destruição criminosa sob cumplicidade de Bolsonaro”, disse o parlamentar.

Com recorde de queimadas no Pantanal e na Amazônia, Bolsonaro mente ao dizer que Brasil “está de parabéns” na preservação do meio ambiente, conforme declarou na quinta (17), durante ato político na Paraíba.

Nuvens de fumaça formadas por queimadas tanto no Pará como no Mato Grosso já atingem a região Sul e Sudeste do país, escancarando a dimensão da tragédia ambiental, como aponta o jornal O Estado de S.Paulo. Segundo a reportagem, satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostram que o Pantanal vive seu maior período de destruição na história, com mais de 16 mil focos de incêndio desde janeiro. O pior ano da série foi 2002, com 12.500 focos, e levando em consideração os doze meses.

Em relação ao desmatamento na Amazônia, o Inpe detectou um aumento de 34,5% entre agosto de 2019 e julho de 2020 em comparação com o mesmo período dos anos de 2018 e 2019.