Nesta quinta-feira (31), a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) realizou em Cruzeiro do Sul (AC) uma mesa redonda da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, para debater as panes no sistema de telefonia e internet na região do Juruá.

No encontro, estavam presentes representantes das empresas de telefonia Oi, Vivo e Claro; da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que representou o governo federal; do Ministério Público; da sociedade civil, representada por associações e sindicatos; além do prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro.

Do evento, tirou-se uma série de providências. Entre elas, reunião com o Ministério da Infraestrutura e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para que se garanta a instalação da segunda linha de cabos entre Rio Branco e Cruzeiro. Outra medida é a realização da segunda audiência pública na Capital, com as demais prefeituras do Estado, a fim de discutir a infraestrutura para a chegada do 5G que interligará cidades inteligentes.

“Assumimos o compromisso de manter essa mesa redonda e também de levar essas reuniões da Comissão para Rio Branco. Enquanto o resto do Brasil já está discutindo a questão do 5G, o Acre ainda está discutindo a chegada de internet em algumas regiões”, observou Perpétua.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro, aproveitou a ocasião para apresentar um Projeto de Lei que visa desburocratizar o sistema. “Fico muito feliz de ver uma ação assim logo no início dos nossos trabalhos. Esse PL facilitará a infraestrutura das empresas autorizadas pela Anatel em relação às instalações em Cruzeiro do Sul”, elogiou a deputada acreana.

Alessandra Garnica Lugato, gerente de Relações Institucionais da Vivo, reforçou os benefícios que a lei, caso aprovada, poderá levar para Cruzeiro. “O projeto permite que a cidade possa se tornar referência nacional na questão de legislação de antenas. Poderá haver um crescimento tecnológico para a cidade”, afirmou.

Na avaliação de Perpétua, o debate serviu para identificar alguns gargalos e reforçar o compromisso de agir em conjunto – Câmara Federal e Estadual, prefeituras e governo.

“Os problemas com a interrupção dos serviços de internet prejudicam o comércio, os trabalhadores e a população de forma geral. Estou muito feliz com a realização deste evento. A próxima audiência pública que queremos realizar é com o tema da energia elétrica e os abusos cometidos pela Energisa”, disse a deputada.

*Ascom Perpétua Almeida