A líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA), recebeu na noite desta quinta-feira (19), o Prêmio Congresso em Foco 2017. Ela está entre os 10 melhores deputados de 2017, segundo júri qualificado, e entre os 20 mais votados pela população e por jornalistas que cobrem o Congresso.

Para ela, o prêmio “é resultado de trabalho árduo em defesa dos direitos da população e da democracia”. “No momento em que o fascismo põe sua cabeça para fora, nós estamos aqui para afirmar os direitos sociais e a luta daqueles que têm coragem para fazer desse Brasil um país democrático. Continuamos firmes na luta para que o valor do voto popular volte a ter a importância e a grandeza necessária e para que o nosso povo tenha seus direitos garantidos. Portanto, esse prêmio que recebo é para o meu PCdoB e para o povo brasileiro”, disse.

Criado para valorizar a atividade política e o papel do Legislativo, o prêmio foi criado para combater a imagem de que todos os políticos são iguais. Também procura destacar a necessidade de valorizar os bons exemplos para melhorar a qualidade do Parlamento.

Para conceder o prêmio, o júri qualificado examinou critérios como a assiduidade em sessões deliberativas, a participação nos debates do Parlamento, o desempenho na apresentação de propostas legislativas, a capacidade de articulação política e os compromissos contra o combate à corrupção e o desperdício de recursos públicos e na defesa da democracia e do desenvolvimento sustentável.

De acordo com a organização do prêmio, o júri é formado por cidadãos que acompanham regularmente as atividades do Congresso Nacional, gozam de boa reputação, reúnem as necessárias qualificações intelectuais, não trabalham em gabinetes parlamentares nem mantêm vínculos empregatícios com partidos políticos. Participaram como jurados o advogado e consultor empresarial Guilherme Cunha; a auditora de controle externo e ativista de movimentos sociais Lucieni Pereira da Silva; o analista político Antônio Augusto de Queiroz, que acompanha as atividades do Congresso para o movimento sindical; o cientista político e professor da Universidade de Brasília Ricardo Caldas; e o jornalista Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco.

Entre os 10 melhores, também receberam o prêmio os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ), André Figueiredo (PDT-CE), Chico Alencar (PSol-RJ), Lincoln Portela (PRB-MG), Luiza Erundina (PSol-SP), Mendes Thame (PV-SP), Miro Teixeira (Rede-RJ), Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) e Rubens Bueno (PPS-PR). Além dos senadores Ana Amélia (PP-RS), Paulo Paim (PT-RS), Raimundo Lira (PMDB-PB), Simone Tebet (PMDB-MS) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Já a votação popular, que concedeu o 17º à líder comunista, teve 1.034.683 votos validados, distribuídos por 130.113 pessoas, entre 1º e 30 de setembro. Esta votação contou ainda com participação de jornalistas. Foram ouvidos 73 profissionais de 45 veículos de comunicação.