Depois de quatro anos seguidos de liderança feminina à frente da Bancada Comunista na Câmara, em 2016, parlamentares e dirigentes do PCdoB elegeram, na segunda-feira (1º), o deputado Daniel Almeida (BA) para a função. O anúncio na Câmara foi feito pela então líder, a deputada Jandira Feghali (RJ).

De acordo com Daniel Almeida, além de enfrentar a retomada da discussão do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o desafio do ano será elaborar uma agenda propositiva para o país.

“Nós temos que superar essa agenda negativa. Vamos manter a coesão da base de sustentação do projeto do governo Dilma e contribuir com a elaboração de uma agenda propositiva para retomar o crescimento do nosso país, preservando os direitos dos trabalhadores, as conquistas sociais, criando condições de desenvolver nossa economia e de criar os empregos necessários”, afirma o novo líder.

O nome de Daniel Almeida foi proposto pela presidente nacional da legenda, deputada Luciana Santos (PE), e pela líder da bancada em 2015, Jandira Feghali, e referendado na reunião da Comissão Política Nacional do PCdoB, realizada em Brasília.

O parlamentar já foi líder da Bancada do PCdoB em 2009. Em seu quarto mandato na Câmara dos Deputados, é considerado um dos deputados mais atuantes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Daniel Almeida deixou a profissão de técnico em instrumentação industrial para apostar na carreira política. Iniciou sua militância na antiga Escola Técnica (hoje Cefet). Foi presidente do Sinditêxtil e da CUT Metropolitana, liderando importantes greves operárias no CIA e apoiando movimentos dos trabalhadores em Camaçari (BA) e em outras concentrações industriais da Região Metropolitana de Salvador. Foi vereador em Salvador por quatro mandatos entre 1989 e 2003. Em 2002, elegeu-se deputado federal e desde então vem lutando pela garantia dos direitos dos trabalhadores. Teve papel importante na luta por uma reforma política democrática.

Em Brasília, Daniel lutou ainda pela regulamentação da profissão dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias, participou de comissões que discutiram a valorização do salário mínimo, a reforma sindical e o Código Brasileiro dos Combustíveis. O deputado é também autor da Lei 11.635/07, que cria o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado no dia 21 de janeiro.