O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) responsabilizou o governo Bolsonaro pela queda do Brasil no Relatório de Desenvolvimento Humano, do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Pelo levantamento divulgado na terça-feira (15), o Brasil deixou a posição 79, de 2018, e ocupa agora a 84, cinco a menos.

“Essa imagem é resultado de uma política baseada em mentiras e no ódio. O Brasil que Bolsonaro está levando para o fundo do poço”, afirmou Daniel Almeida. O relatório do PNUD ainda coloca o Brasil na 8ª posição na lista dos países com a maior desigualdade de renda, atrás apenas de nações do continente africano.

Para Daniel, não é possível tolerar tanta desigualdade em um país que gera tanta riqueza. “É inadmissível que enquanto tantos empresários no país lucrem cada vez mais, mesmo em tempos de pandemia, outras pessoas vivam como menos que o mínimo”, completou.

O relatório leva em conta 189 países e não considerou os impactos da pandemia do novo coronavírus, pois o ano de referência da pesquisa é 2019, anterior à crise sanitária.