As entidades que integram a Frente Pela Vida lançam nesta terça-feira (15), às 14 horas, a campanha O Brasil precisa do SUS. O evento, com transmissão nas redes sociais a partir da TV Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), terá a presença de representantes da sociedade civil, da saúde, ciência, tecnologia & inovação, comunicação, educação e políticas públicas, entre outras áreas.

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), um dos coordenadores da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do SUS, usou a sessão virtual da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (14) para reforçar a importância que o Sistema Único de Saúde tem desempenhado no atual contexto da crise sanitária que assola o Brasil.

"Nós precisamos aprender muito com esse momento trágico da vida nacional, com a pandemia do novo coronavírus. E há um caminho para o qual podemos convergir, que é exatamente este, do fortalecimento do Sistema Único de Saúde", afirmou.

O parlamentar destacou que o objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para a importância da defesa do SUS e dos riscos que ele está correndo.

Márcio Jerry defendeu também a ampliação da participação da sociedade nas discussões sobre o financiamento e a organização da infraestrutura do SUS. "Este é um momento importante para reforçarmos essa luta, esse movimento", disse. O deputado alertou que o Brasil precisa ficar atento e vigilante contra as irresponsabilidades e a negligência do presidente Jair Bolsonaro no tratamento da pandemia.

"É um presidente da República que se aliou, na verdade, ao novo coronavírus", observou.

A Carta ao Povo Brasileiro, manifesto que a Frente Pela Vida lançou em 25 de novembro passado, tem um chamamento à mobilização da sociedade: "A saúde do Brasil precisa do SUS. A economia do Brasil precisa do SUS. O povo brasileiro precisa do SUS forte, público, integral e universal. Defender o SUS é defender a vida. Junte-se a esta campanha. Vacina para todas e todos!".

Segundo a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a maioria da população brasileira depende exclusivamente do SUS, o que torna prioritário ampliar o alcance das ações públicas de saúde.

"Para isso é preciso ter recursos, orçamento para botar esse sistema de pé, principalmente nesse momento da pandemia que o Brasil vive. Precisamos lutar pelos recursos do SUS", disse.