Os trabalhos da semana estarão centrados no provável início da votação da reforma política na sessão da terça-feira. O relator deve pronunciar seu parecer sobre as 346 emendas de Plenário, talvez apresentando um substitutivo. De toda forma, os principais líderes que apóiam a proposta de lista fechada apresentaram emenda substitutiva global ao Projeto de Lei apresentado uma nova lista flexível, que permite que o eleitor possa a vir eleger candidatos fora da seqüência original. Mas as conversações continuam com os favoráveis e contrários à lista fechada buscando formar sua maioria no Plenário.

O Presidente marcou sessões extraordinárias às 10h e 15h, de terça a quinta; e pautou apenas as duas Medidas Provisórias e o PL do Executivo que estão obstruindo a pauta e os dois projetos da reforma política.

Nas comissões permanentes, há várias audiências importantes com temas variados. Na quarta-feira teremos audiência sobre legislação sobre aborto, na Seguridade, com presença de Jandira Feghali entre os debatedores; outra audiência, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, contará com o Ministro do Desenvolvimento, Mário Jorge, e o Presidente do BNDES, Luciano Coutinho, debatendo os planos daquele Ministério; e o Ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, tratando do projeto de criação da televisão pública brasileira.

Na quinta-feira, ainda teremos a audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico sobre Estatuto da Micro Empresa, tendo como convidados os Ministros Guido Mantega e Mário Jorge, e o Secretário da Receita, Jorge Rachid.

Outro acontecimento importante desta semana é o prazo de emendas ao substitutivo apresentado à chamada Lei do Gás, na comissão especial que analisa a matéria. A votação do parecer está previsto para o dia 5 de julho.

Infelizmente, na quinta-feira passada não houve a audiência sobre reforma da Previdência Social na Seguridade Social, frustrando a oportunidade de um debate sobre um tema polêmico de grande interesse para o Partido e sua Bancada. Esperamos que nova data para essa audiência seja marcada para breve.