Durante audiência pública sobre a política nacional de desenvolvimento regional promovida pela Câmara dos Deputados esta semana, o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) defendeu o fortalecimento do setor público bancário, em especial o Banco do Nordeste, como forma de investimento público voltado ao desenvolvimento do país e à redução de desigualdades sociais.

“É imprescindível para qualquer projeto de desenvolvimento de um país do tamanho do Brasil que nós tenhamos bancos públicos fortes, que nós tenhamos o Banco do Nordeste forte”, afirmou o deputado.

Jerry lembrou que seu partido, do qual é vice-líder na Câmara, defende a tese de que cabe ao Estado combater as desigualdades. “Eu tenho a honra de integrar um partido cuja espinha dorsal é alicerçada em torno de um projeto nacional de desenvolvimento e nossa crença é a de que não conseguiremos ser um país justo, com oportunidades para todos, sem que tenhamos um Estado capaz de protagonizar políticas públicas que cheguem aos que mais precisam, e não é possível fazer isso sem fomento, sem banco de desenvolvimento, como é o Banco do Nordeste”, destacou o parlamentar do PCdoB.

Consórcio Nordeste

Ainda na audiência pública, Márcio Jerry destacou a importância Consórcio Nordeste, união dos estados da Região, na busca de novas oportunidades econômicas e no fortalecendo de políticas públicas essenciais para acesso a direitos. “Nós temos uma novidade na cena política do momento que é o Consórcio do Nordeste, e é fundamental que nós pautemos a importância que têm esse arranjo político administrativo organizado pelos nove estados do Nordeste”, disse o deputado do Maranhão.

Márcio afirmou que tanto o Consórcio pode fortalecer o Banco do Nordeste como o Banco pode sustentar os “arranjos” dos governos da região. “O Consórcio é um contraponto real a essa política que veio para destruir tudo, a previdência, a economia brasileira, os bancos públicos e os correios, essa política bolsonarista que veio para destruir tudo aquilo que tem sido fundamental para que continuemos sonhando com um projeto de Brasil grande e soberano, com oportunidades e igualdade para todos”, concluiu.