A Câmara dos Deputados inaugurou nesta quarta-feira (15) as alas Haroldo Lima (PCdoB) e Simão Sessim (PP) em homenagem aos ex-deputados vítimas da Covid-19. Fruto do Projeto de Resolução 65/21, da bancada comunista, o tributo, aprovado em outubro com relatoria do deputado Cacá Leão (PP-BA), ressalta a importância dos ex-deputados federais na defesa da democracia, da igualdade social e do Estado Democrático de Direito.

O líder do PCdoB na Câmara, deputado Renildo Calheiros (PE), destacou que se trata de uma justa homenagem a dois grandes brasileiros vitimados pela pandemia do novo coronavírus.

“São ex-parlamentares que muito contribuíram para a vida nacional, que lutaram pela democracia e se tornaram referência importante dentro da Câmara dos Deputados”, disse.

Renildo agradeceu aos deputados pela aprovação da proposta. “Agradeço à Câmara que aprovou esta bela homenagem. Não há como todos os parlamentares que passaram por esta Casa serem homenageados. Então, é uma felicidade muito grande termos aprovado essas homenagens. Haroldo Lima era um parlamentar muito experiente, combativo e tinha essa facilidade de fazer amigos, dialogar com as pessoas independentemente da posição política. Haroldo engrandeceu o Parlamento brasileiro, assim como Simão Sessim. Nos juntamos para essa homenagem a essas duas figuras ilustres do Parlamento”, destacou.

No ato de inauguração das alas, o relator da proposta, deputado Cacá Leão, destacou a importância que Haroldo e Sessim tiveram em sua trajetória política e afirmou que a Casa “presta uma justa homenagem a eles”.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), também participou do ato e afirmou que é “um momento especial a oportunidade de fazer homenagens a dois ícones do Parlamento”. “Justa homenagem a dois homens públicos que agora ficam eternizados nesta Casa”, declarou.

Filha de Haroldo, Lene Silvany Rodrigues Lima lembrou do perfil combativo e agregador do pai. Em sua homenagem, falou de amigos e das histórias dos tempos da ditadura que o pai contava. “Uma das histórias me marcou. Meu pai contava que quando saía da tortura, os companheiros cantavam aos que chegavam. Canto a você, meu pai: ‘companheiro, diga ao menos boa noite/saia ao menos na janela, venha ver o sol nascer…’”. A canção foi seguida de trecho da “Internacional”, hino dos trabalhadores, que também era entoado nos porões da ditadura.

A presidente nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, lembrou que Haroldo era “ousado, denso, feroz e politicamente um gigante”. “Nos faz muita falta, sobretudo num momento tão duro de nosso Brasil. Mas Haroldo carregava a esperança no que virá e é com essa esperança que seguimos nossa luta.”

Nascido em 7 de outubro de 1939, na cidade de Caetité, Haroldo foi deputado Constituinte e faleceu em 24 de março de 2021, aos 81 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. No exercício dos seus mandatos, se destacou na defesa do fortalecimento da democracia, igualdade social e pelo Estado Democrático de Direito.

Já Simão Sessim morreu em agosto de 2021, aos 85 anos, no Rio de Janeiro. Exerceu 10 mandatos como deputado federal. Ele estava debilitado por causa do tratamento contra um câncer linfático e contraiu Covid-19.